NOSSA MISSÃO

Divulga artigos de pesquisas científicas escritos por cientistas e pesquisadores SUD.s e não SUD.s, profissionais e amadores, a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”, uma das quatro obras padrão de “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

O Livro de Mórmon conta a história dos descendentes do povo de Leí, (profeta da casa de Manassés), que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação), desembarcando provavelmente em algum lugar da Mesoamérica (região que inclui o sul do México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente a região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México, onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local de assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus .

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domingo, 23 de dezembro de 2012

CRONOLOGIA - A Data do Aniversário de Quetzalcoatl (Jesus Cristo)

Extratos de Step by Step Through the Book of Mormon
(Passo a Passo Atraavés do Livro de Mórmon)
de 
Alan C. Miner

Tradução de Elson C. Ferreira – Curitiba – Janeiro/2006


D&C 20:1 diz o seguinte:

“O surgimento da Igreja de Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne... no quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado abril”.

Bruce Warren observa que em 1987, Dennis O. Clawson examinava o calendário Olmeca/Maia de Contagem Longa da Mesoamérica para ver como a provável data de nascimento de Jesus Cristo (Quinta-feira, 6 de Abril do ano 1 a.C.) estaria registrada. Para sua alegria, a data era 7.17.17.17.13 1 Ben 6 Mak.

O dia 6 Mak que é a data do Ano Novo no calendário Mixteca. O 1 Ben é associado com o nascimento de Quetzalcoatl, e essa data nesse calendário representa o começo de um círculo maior de calendário. Este paralelo impressionante com o registro no Livro de Mórmon a respeito da visita do Messias na antiga América e a única, mas detalhada correlação, tanto com o calendário Olmeca/Maia quanto com o Calendário Mesoamericano é, no mínimo, surpreendente.

Uma comprovação indireta da data do nascimento de Quetzalcoatl (Jesus Cristo) está na entrada do templo El Castillo em Chichen Itza, Yucatan, México, onde há o entalhe de uma figura barbada representando Quetzalcoatl. Começando no equinócio de primavera, o sol lança uma sombra através da porta, que desce em frente dos degraus do templo. Esta sombra toma a aparência de uma serpente descendo lentamente até sua cabeça repousar no marcador do dia 6 de Abril. Apesar de que este templo foi construído no Século X na celebração do seu governador Ce Acatl Quetzalcoatl, ele já tem sido notado por causa das circunstâncias do seu nascimento, este governador tomou sobre si o  nome do legendário Deus Quetzalcoatl. Assim, o tipo e a sombra deste templo talvez se estenda retroativamente ao Século X até ao renascimento, ressurreição e vida de outro deus mesoamericano. Como um símbolo e sombra apontando para este antigo deus, se estendermos a sombra da serpente na mesma direção, ela se move escada abaixo, a sombra levaria até seu sagrado poço, (ou "águas viventes").

No começo de cada calendário circular,os sacerdotes mesoamericanos tinham o povo começando uma vida nova. Às vezes templos eram destruídos e novos eram construídos em seus lugares.

 De modo interessante, os Astecas reconstruíram seu templo em homenagem a Quetzalcoatl (o deus do renascimento e da ressurreição) no ano 1507 AD, o que significa que se:

(1) o templo de Quetzalcoatl foi construído em homenagem ao seu nascimento;
(2) o templo de Quetzalcoatl foi construído para comemorar uma nova e maior faze do calendário; então:

Quetzalcoatl nasceu no ano 1 a.C.” [Bruce Warren, Ancient America Foundation Newsletter, No. 3 December 1994, pp. 5-7] e [Alan C. Miner, coleçao pessoal]

Ammon O’Brien acrescenta sua opinião concernente ao  sinal de um dia, uma noite e outro dia do nascimento do Salvador como foi observado na Mesoamérica:

“Uma fonte prolífica de informação na cultura antiga do México é o trabalho do frei Bernadino de Sahagun. No livro 7, capítulo 2  de seu livro intitulado Historia General de las Cosas de Nueva Espana (Florentine Codex) que trata da cosmologia dos Nahuas, encontramos a lenda da noite quando a lua apareceu em glória. Lemos as seguintes palavras: 

“Como o sol ela brilhou e era igual à luz do dia. E foi dito, 'é quase igual ao dia; em todo lugar ela é brilhante. Luz se espalha por todo lugar’”. [Ammon O'Brien, Seeing beyond Today with Ancient America, pp. 271, 263-264]
25]

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