Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

domingo, 23 de dezembro de 2012

CRONOLOGIA - A Data do Aniversário de Quetzalcoatl (Jesus Cristo)

Extratos de Step by Step Through the Book of Mormon
(Passo a Passo Através do Livro de Mórmon)
de

https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Funcoveredhistory.com%2Fimages%2FW2-0035C-Teotihuacan-Temple-of-Quetzalcoatl.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Funcoveredhistory.com%2Fmexico%2Fteotihuacan%2Fteotihuacan-temple-of-the-feathered-serpent%2F&docid=pma3YCXd2HXtrM&tbnid=qOlQ1oGPsq_KHM%3A&vet=10ahUKEwjY5O2uxJjYAhXECpAKHVuhBm84ZBAzCCQoIjAi..i&w=250&h=250&bih=869&biw=1280&q=Quetzalcoatl&ved=0ahUKEwjY5O2uxJjYAhXECpAKHVuhBm84ZBAzCCQoIjAi&iact=mrc&uact=8

Alan C. Miner
Tradutor: Elson C. Ferreira – Curitiba – Janeiro/2006
No livro chamado Doutrina e Convênios [uma das quatro Obras Padrão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias] (D&C) 20:1, está registrado o seguinte:


Resultado de imagem para doutrina e convênios 20: 1

"O surgimento da Igreja de (Jesus) Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne ... no quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado Abril" (sublinhado pelo tradutor).

Bruce Warren observa que em 1987, Dennis O. Clawson examinava o calendário Olmeca/Maia de Contagem Longa da Mesoamérica para ver como a provável data de nascimento de Jesus Cristo (Quinta-feira, 6 de Abril do ano 1 a.C.) estaria registrada. Para sua alegria, a data era 7.17.17.17.13 1 Ben 6 Mak.
Resultado de imagem para 7.17.17.17.13 1 Ben 6 Mak.
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fstepbystep.alancminer.com%2Fhelper%2FGenerate%2F39_8_5_M2.JPG&imgrefurl=http%3A%2F%2Fstepbystep.alancminer.com%2F3_nephi_8&docid=7cBWDebtuhLmMM&tbnid=VahjNT0kCzkBgM%3A&vet=10ahUKEwjyuPXYvpjYAhUGC5AKHaz7BBgQMwgwKAkwCQ..i&w=716&h=661&itg=1&bih=869&biw=1280&q=7.17.17.17.13%201%20Ben%206%20Mak.&ved=0ahUKEwjyuPXYvpjYAhUGC5AKHaz7BBgQMwgwKAkwCQ&iact=mrc&uact=8
O dia 6 Mak que é a data do Ano Novo no calendário Mixteca. O dia 1 Ben é associado ao nascimento de Quetzalcoatl, e essa data nesse calendário representa o começo de um círculo maior de calendário. Este paralelo impressionante com o registro no Livro de Mórmon, a respeito da visita do Messias na antiga América, a única, mas detalhada correlação, tanto com o calendário Olmeca/Maia quanto com o Calendário Mesoamericano é, no mínimo, muito surpreendente.

Uma comprovação indireta da data do nascimento de Quetzalcoatl (Jesus Cristo) está na entrada do templo El Castillo em Chichen Itza, Yucatan, México, onde há o entalhe de uma figura barbada representando Quetzalcoatl
Chichen Itza 3.jpg
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Chichen_Itza_3.jpg
Templo El Castillo.
Começando no equinócio de primavera, o sol lança uma sombra através da porta desse templo em El Castillo, que desce em frente dos degraus do templo.
Resultado de imagem para Quetzalcoatl
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJWz3dtlAzh6UtFUZeFD8l9CuC8U9SWfWyO2-KaJIVuSWJ-VN8

Esta sombra toma a aparência de uma serpente descendo lentamente até sua cabeça repousar no marcador do dia 6 de Abril. 
https://en.wikipedia.org/wiki/File:ChichenItzaEquinox.jpg
O efeito da serpente observado durante o equinócio de inverno em 2009

Apesar de que o templo de El Castillo foi construído no Século X, na época da celebração do seu governador Cē Ācatl Topiltzin QuetzalCoatl , [sɛː ɑːkatɫ toˈpilt͡sin ketsalˈkoatɬ] (ONosso Único Príncipe - ur Prince One - Reed Feathered Serpent) (c. 895 - 947)] ele já tem sido notado por causa das circunstâncias do seu nascimento. 

Este governador tomou sobre si o  nome do legendário Deus Quetzalcoatl. Assim, o tipo e a sombra deste templo talvez se estenda retroativamente ao Século X, até ao renascimento, ressurreição e vida de outro deus mesoamericano.
Resultado de imagem para Our Prince One-Reed Feathered Serpent

Como um símbolo e sombra apontando para este antigo deus, se estendermos a sombra da serpente na mesma direção, ela se moverá escada abaixo, e a sombra nos levará até um poço, tido como sagrado, (ou "as águas viventes").
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Serpent_head_at_the_base_of_El_Castillo.jpg
Cabeça da Serpente Emplumada

No começo de cada calendário circular os sacerdotes mesoamericanos levavam o povo a começar uma vida nova.

Às vezes os templos eram destruídos e templos novos eram construídos em seus lugares.

De modo interessante, os Astecas reconstruíram seu templo em homenagem a Quetzalcoatl (o deus do Renascimento e da Ressurreição) no ano 1507 AD, o que significa que se:

(1) o templo de Quetzalcoatl foi construído em homenagem ao nascimento dessa entidade divina mesoamericana;

(2) o templo de Quetzalcoatl foi construído para comemorar uma nova e maior faze do calendário; então:Quetzalcoatl nasceu no ano 1 a.C.” [Bruce Warren, Ancient America Foundation Newsletter, No. 3 December 1994, pp. 5-7] e [Alan C. Miner, coleçao pessoal]


https://en.wikipedia.org/wiki/File:Yaxchilan_Lintel_15.jpg

Ammon O’Brien acrescenta sua opinião concernente ao  sinal de um dia, uma noite e outro dia do nascimento do Salvador como foi observado na Mesoamérica:

“Uma fonte prolífica de informação na cultura antiga do México é o trabalho do frei Bernadino de Sahagun. No livro 7, capítulo 2  de seu livro intitulado Historia General de las Cosas de Nueva Espana (Florentine Codex) que trata da cosmologia dos Nahuas, encontramos a lenda da noite quando a lua apareceu em glória. Lemos as seguintes palavras: 

“Como o sol ela brilhou e era igual à luz do dia. E foi dito, 'é quase igual ao dia'; em todo lugar ela é brilhante. Luz se espalha por todo lugar”. [Ammon O'Brien, Seeing beyond Today with Ancient America, pp. 271, 263-264]
25]
Resultado de imagem para Nahuas
Nahuas
Copyright © 1999-2002 Ancient America Foundation. http://www.ancientamerica.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário