Extratos de Step by Step
Through the Book of Mormon
(Passo a Passo Através do Livro
de Mórmon)
de
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Funcoveredhistory.com%2Fimages%2FW2-0035C-Teotihuacan-Temple-of-Quetzalcoatl.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Funcoveredhistory.com%2Fmexico%2Fteotihuacan%2Fteotihuacan-temple-of-the-feathered-serpent%2F&docid=pma3YCXd2HXtrM&tbnid=qOlQ1oGPsq_KHM%3A&vet=10ahUKEwjY5O2uxJjYAhXECpAKHVuhBm84ZBAzCCQoIjAi..i&w=250&h=250&bih=869&biw=1280&q=Quetzalcoatl&ved=0ahUKEwjY5O2uxJjYAhXECpAKHVuhBm84ZBAzCCQoIjAi&iact=mrc&uact=8
Alan C. Miner
Tradutor: Elson C. Ferreira – Curitiba – Janeiro/2006
No livro chamado Doutrina e Convênios [uma das quatro Obras Padrão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias] (D&C) 20:1, está registrado o seguinte:
"O surgimento da Igreja de (Jesus) Cristo nestes últimos dias, sendo mil oitocentos e trinta anos depois da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na carne ... no quarto mês e no sexto dia do mês que é chamado Abril" (sublinhado pelo tradutor).
Bruce
Warren observa que em 1987, Dennis O. Clawson examinava o calendário Olmeca/Maia
de Contagem Longa da Mesoamérica para ver como a provável data de nascimento de
Jesus Cristo (Quinta-feira, 6 de Abril do ano 1 a.C.) estaria registrada. Para
sua alegria, a data era 7.17.17.17.13 1 Ben 6 Mak.
https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fstepbystep.alancminer.com%2Fhelper%2FGenerate%2F39_8_5_M2.JPG&imgrefurl=http%3A%2F%2Fstepbystep.alancminer.com%2F3_nephi_8&docid=7cBWDebtuhLmMM&tbnid=VahjNT0kCzkBgM%3A&vet=10ahUKEwjyuPXYvpjYAhUGC5AKHaz7BBgQMwgwKAkwCQ..i&w=716&h=661&itg=1&bih=869&biw=1280&q=7.17.17.17.13%201%20Ben%206%20Mak.&ved=0ahUKEwjyuPXYvpjYAhUGC5AKHaz7BBgQMwgwKAkwCQ&iact=mrc&uact=
O
dia 6 Mak que é a data do Ano Novo no calendário Mixteca. O dia 1 Ben é associado ao nascimento de Quetzalcoatl, e essa data nesse calendário representa o
começo de um círculo maior de calendário. Este paralelo impressionante com o
registro no Livro de Mórmon, a respeito da visita do Messias na antiga América, a única, mas detalhada correlação, tanto com o calendário Olmeca/Maia quanto
com o Calendário Mesoamericano é, no mínimo, muito surpreendente.
Uma
comprovação indireta da data do nascimento de Quetzalcoatl (Jesus Cristo) está
na entrada do templo El Castillo em Chichen Itza,
Yucatan, México, onde há o entalhe de uma figura barbada representando Quetzalcoatl.
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Chichen_Itza_3.jpg
Templo El Castillo.
Começando no equinócio de primavera, o sol lança uma sombra através da porta desse templo em El Castillo,
que desce em frente dos degraus do templo.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJWz3dtlAzh6UtFUZeFD8l9CuC8U9SWfWyO2-KaJIVuSWJ-VN8
Esta sombra toma a aparência de uma
serpente descendo lentamente até sua cabeça repousar no marcador do dia 6 de
Abril.
https://en.wikipedia.org/wiki/File:ChichenItzaEquinox.jpg
O efeito da serpente observado durante o equinócio de inverno em 2009
Apesar de que o templo de El Castillo foi construído no Século X, na época da celebração do
seu governador Cē Ācatl Topiltzin QuetzalCoatl , [sɛː ɑːkatɫ toˈpilt͡sin ketsalˈkoatɬ] (ONosso Único Príncipe - ur Prince One - Reed Feathered Serpent) (c. 895 - 947)] ele já tem sido notado por causa das
circunstâncias do seu nascimento.
Este governador tomou sobre si o nome do legendário Deus Quetzalcoatl. Assim,
o tipo e a sombra deste templo talvez se estenda retroativamente ao Século X, até ao renascimento, ressurreição e vida de outro deus mesoamericano.
Como um
símbolo e sombra apontando para este antigo deus, se estendermos a sombra da
serpente na mesma direção, ela se moverá escada abaixo, e a sombra nos levará até um poço, tido como sagrado, (ou "as águas viventes").
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Serpent_head_at_the_base_of_El_Castillo.jpg
Cabeça da Serpente Emplumada
No
começo de cada calendário circular os sacerdotes mesoamericanos levavam o povo a começar uma vida nova.
Às vezes os templos eram destruídos e templos novos eram
construídos em seus lugares.
De modo interessante, os Astecas reconstruíram
seu templo em homenagem a Quetzalcoatl (o deus do Renascimento e da Ressurreição) no ano 1507 AD, o que significa que se:
(1)
o templo de Quetzalcoatl foi construído em homenagem ao nascimento dessa entidade divina mesoamericana;
(2)
o templo de Quetzalcoatl foi construído para comemorar uma nova e maior faze do
calendário; então:Quetzalcoatl
nasceu no ano 1 a.C.” [Bruce Warren, Ancient America Foundation Newsletter,
No. 3 December 1994, pp. 5-7] e [Alan C. Miner, coleçao pessoal]
https://en.wikipedia.org/wiki/File:Yaxchilan_Lintel_15.jpg
Ammon
O’Brien acrescenta sua opinião concernente ao
sinal de um dia, uma noite e outro dia do nascimento do Salvador como
foi observado na Mesoamérica:
“Uma
fonte prolífica de informação na cultura antiga do México é o trabalho do frei
Bernadino de Sahagun. No livro 7, capítulo 2
de seu livro intitulado Historia
General de las Cosas de Nueva Espana (Florentine Codex) que trata da
cosmologia dos Nahuas, encontramos a lenda da noite quando a lua apareceu em
glória. Lemos as seguintes palavras:
“Como o sol ela brilhou e era igual à luz
do dia. E foi dito, 'é quase igual ao dia'; em todo lugar ela é brilhante. Luz
se espalha por todo lugar”. [Ammon O'Brien, Seeing beyond Today with Ancient America, pp. 271, 263-264]
25]
Copyright © 1999-2002 Ancient America
Foundation. http://www.ancientamerica.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário