Os 20 glifos dos dias do Calendário Asteca
John P. Pratt
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A Vintena
A Trezena
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1. Luz. O primeiro dia do ciclo representa o dia no qual o homem começa sua jornada na vida, talvez significando o dia da concepção. O glifo mixteca é o crocodilo que pode representar o embrião no útero. O nome maia "Imix" aparentemente vem de Ix, significando "útero" e diz-se que esse glifo representa a vitória régia flutuando na água, o que é mais esteticamente agradável. O nome Luz me parece melhor que crocodilo pelas seguintes razões:O ciclo de 20 dias aparentemente se originou com os antigos olmecas, mais de mil anos antes dos maias e astecas. Seu primeiro glifo era o sol. Um dos atuais dias derivados dos olmecas (Tequistl), chama seu glifo "luz", que provavelmente era o significado do ícone original do sol. "Luz" pode ser a melhor interpretação, seja referente ao estágio pré mortal ou como um “ser de luz”, ou talvez o dia da concepção quando a “centelha” da vida se inicia.
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2. Vento: Simboliza o espírito e este dia representa o dia de estímulo, o qual o espírito entra no feto. Virtualmente ada tribo chama este glifo de “vento”.
3. Templo: Este ícone usualmente é traduzido como "casa"mas é a futura de um templo, que é uma casa santa. Ele representa a casa do espírito ou o corpo. No ciclo da vida este é o dia em que o espírito recebe sua casa.
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4. Dragão: Este ícone usualmente é chamado de "lagarto" ou "iguana". Era dito pelos sacerdotes maias que representava o mal, ou o dia em que o mal entra na vida da criança. Antes dessa idade, acreditava-se que uma criança era pura e não podia ser tentada. O nome “dragão” vem de um nomecherokeeque parece capturar melhor seu significado. Eles associam este glifo com Drago,a constelação do dragão.
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5. Serpente: Aparentemente representa tudo na mortalidade ou, pelo menos, da idade adulta.Foi dito ser o dia quando o homem “reúne toda a experiência da vida”. Os três dias do Templo, o Lagarto e a Serpente podem cada umrepresentar odia de início dos três períodos da vida, desde a infância, passando pela adolescência, até a idade adulta.
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6. Caveira: Representa a morte, ou o dia da morte da pessôa.
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7. Veado: Representa a entrada no mundo dos espíritos. Talvez seja usado para representar a revisão da vida transitória que ocorre pouco depois da chegada do espírito no mundo espiritual, de acordo com a recente literatura sobre experiências vividas perto da morte.
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8. Coelho: Representa o “esforço para sobrepujar o estado material".Aparentemente acreditava-se que mesmo como um espírito, depois da morte a pessoa ainda está ligada às coisas físicas, o que é descrito na recente literatura referente eventos de quase morte.
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9. Água: Representa o dia no qual a pessoa "colhe a recompense pelos seus esforços” em sobrepujar o materialismo. Muitas religiões antigas tinham a meta do controle sobre os desejos físicos.
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10. Cão: No ponto mais baixo do círculo, o cão, que é um guia através do sub mundo, representa o dia em que alguém "entra completamente nas mais extremas profundezas da matéria".
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11. Macaco: Representa o dia em que se “queima sem chama”. Aparentemente é uma purificação pelo fogo.
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12. Grama: A figura da grama crescendo numa mandíbula representa a vida ressurgindo da morte. Os sacerdotes maias eram mais vagos neste e nos passos restantes, dizendo somente que nesse dia a pessoa "começa a subir a ladeira” do progresso. Dificilmente pode-se imaginar um ícone melhor do que esse para representar a ressurreição.
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13. Junco: Representa a continuação do crescimento da gruma na mandíbula. Os sacerdotes dizem somente que é outro degrau na escada da vida. O junco era o tipo usado para se fazer flechas. Algumas tribos usavam a cana ou a aloe vera (babosa) para esse glifo.
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14. Jaguar: Representa o dia no qual alguém é “inteiramente lavado”, aparentemente se referindo ao batismo. Também acredita-se que o jaguar simboliza uma ordem do sacerdócio, provavelmente aquela associada ao batismo.
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15. Águia: Representa o dia em que alguém se torna perfeito. Também é simboliza uma ordem sacerdotal mais alta que a do jaguar. É o oposto da serpente no círculo.
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16. Condor: A maioria das tribos vêm esta figura como um abutre, mas é provável que originalmente era um condor, que é da família do abutre, também conhecido como pássaro do trovão e reverenciado como o único pássaro que voa mais alto do que a águia. Nesse dia a pessoa era dotada da “completa luz de consciência”. Outras tribos viam este ícone como uma coruja.
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17. Terremoto: Simboliza o terremoto e o movimento em geral. É o dia em que alguém “lança de si os últimos vestígios das cinzas do mundo material."
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18. Pedra: Sílex de pederneira (faca de pedra lascada), representa o sacrifício, que é outro passo requerido.
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19. Raio: Frequentemente chamado de tempestade ou chuva, mas investigações adicionais revelam mais significados. É uma chuva de fogo que representa o dia em que a “divina natureza é manifestada”. Também é chamado de “fogo” por algumas tribos.Neste caso representa o oposto da água, que está diretamente contra ele no círculo dos dias. O conceito do “relâmpago” parece capturar melhor o significado do fogo no céu que parece manifestar a divindade durante uma tempestade de chuvas.
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20. Flor: Também chamado de “senhor” por algumas tribos, inclusive pelos maias. Significa o“dia em que alguém se torna um com a divindade”.
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