Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

sábado, 26 de junho de 2010

Néfi Constrói um Barco e Navega Para a Terra Prometida

Alan C. Miner, George Potter 
e Richard Wellington.
Step by Step Through the Book of Mormon
(Passo a Passo Através do Livro de Mórmon)
Discovering The Lehi-Nephi Trail 
(Descobrindo a Trilha de Lei -Néfi -Jul/2000), pp. 211, 235-242


Tradutor Elson C. Ferreira, Curitiba/Brasil - Fevereiro/2004
dejerusalemasamericas@gmail.com

"E aconteceu que depois de havermos todos entrado no navio… pusemo-nos ao mar..." 1 Néfi 18:8 

De acordo com George Potter e Richard Wellington, o fato mencionado por Néfi de que eles haviam "entrado no navio" implica no fato de que o navio de Néfi já estava amarrado a algum atracadouro antes de eles embarcarem.
Com seu navio atracado junto a um porto, Néfi poderia ter usado uma prancha para "descer caminhando" para dentro do navio.

Esta narrativa parece ser a cena descrita por Néfi de como eles colocaram seus suprimentos a bordo do navio, e de como sua família entrou no navio para a viagem final. Néfi também diz que eles "puseram-se ao mar" (1 Néfi 18:8), novamente implicando que o navio estava inicialmente num porto, porque que era algo protegido do mar e tinha que "pôr-se ao mar". As palavras de Néfi também indicam a necessidade de um porto para a construção e lançamento do navio. Com isto em mente, Potter e Wellington fizeram uma análise de todos os portos possíveis em Dhofar, usando critérios tirados do texto e também de dados históricos e culturais. Os seguintes critérios foram alistados para o porto de Néfi: 
  1. O porto teria que ser grande o suficiente para acomodar um grande navio.
  2. O porto teria que ser protegido dos ventos das monções.
  3. O porto deveria apresentar evidências de ter sido usado anteriormente.
  4. O porto deveria estar aberto para o mar durante a época de Leí.
  5. O porto deveria estar protegido contra a alta arrebentação.
  6. Era necessário um lugar para atracar o navio enquanto estivessem terminando sua construção.
  7. Néfi escreveu que o lugar do porto tinha "muitas frutas" (1  Néfi 17:5).
  8. Aparentemente havia um precipício de águas profundas nas proximidades, porque Lamã e Lemuel tentaram lançar Néfi nas profundezas do mar para matá-lo. (1 Néfi 17:48)
  9. Seria necessário que houvesse comércio com a Índia a fim de comprar madeira apropriada para a construção do navio.
  10. Seria necessário que o porto estivesse próximo de suprimento doméstico de madeira de bom tamanho.
  11. Seria necessário ter acesso a milhares de coqueiros ou outras plantas que fornecessem material para a confecção de cordas.
  12. Velas deveriam ser disponíveis ou materiais para a confecção de velas.
  13. Minério de ferro para fazer ferramentas era necessário. (1 Néfi 17:10)
  14. Peritos na confecção de mapas eram necessários.
  15. Capitães de navio eram necessários para ensinar Néfi a comandar o navio.
  16. Aparentemente havia uma montanha nas proximidades, onde o Senhor instruiu a Néfi. (1 Néfi 17:7; 18:3)
  17. Navegadores capazes de ensinar a tripulação de Néfi, bem como as instalações, deveriam ser disponíveis para conduzirem a viagem pelo mar.
  18. "Pedras" (pederneira) para fazer fogo eram necessárias nas proximidades. (1 Néfi 17:11)

Dos resultados desta comparação (veja tabela abaixo) Potter e Wellington encontraram somente cinco sérios candidates para o lugar onde Néfi construiu e lançou ao mar seu navio: Reysut, Khor Suli, Khor Taqah, Khor Rori, and Mirbat-all  na planície de Salalah. Curiosamente eles não encontraram evidências de que Khor Kharfot já tivesse sido um porto nos tempos de Néfi ou em qualquer outra época. Sem dúvida o candidato mais forte era o porto de Moscha e Khor Rori, especialmente quando consideramos a aldeia de Taqa e Khor Rori como um só local, já que elas estão a apenas seis quilômetros de distância uma da outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário