Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

LINGUÍSTICA - Estruturas Quiásticas no Livro de Mórmon

Alan C. Miner


 Step by Step Through the Book of Mormon

(Passo a Passo Através do Livro de Mórmon)


A New Witness for Christ: Chiastic Structures in
the Book of Mormon (Uma Nova Testemunha 
de Cristo: Estruturas Quiásticas no Livro
de Mórmon), pp. 23, 24, 29, 82, de

Tradutor Elson C. Ferreira, Curitiba/Brasil – Agosto/2004
dejerusalemasamericas@gmail.com


Sim, Faço Um Registro Na Língua de Meu Pai. (1 Néfi 1:2)

Os três primeiros versos do Primeiro Livro de Néfi revela o conhecimento que Néfi tinha dos quiasmas.

Néfi tinha grande conhecimento
Assim fez um registro
Na liguagem de seu pai
O qual consiste no conhecimento dos judeus
E na língua dos egípcios.
Ele testemunhou que seu registro é verdadeiro
E que ele o fez de acordo com seu conhecimento.

Estruturas quiásticas são palavras ou pensamentos que são colocados numa ordem específica e então repetidos em ordem inversa.

Clay Gorton escreve:

"O Primeiro Livro de Néfi é composto de camada sobre camada de estruturas quiásticas. Ali existem dois impressionantes quiasmas globais sobrepostos, um literal e o outro conceitual... Estão embutidos nestes quiasmas globais outras 107 estruturas quiásticas!"

Creditar a autoria da complexa estrutura quiástica do Primeiro Livro de Néfi a Néfi, filho de Lei, é o mesmo que atribuir a autoria do Livro de Mórmon a Joseph Smith. Uma alternativa viável para a autoria individual dos quiasmas no Livro de Mórmon seria que a estrutura quiástica poderia ter sido imposta pelo Senhor como parte do registro e como a marca da divina inspiração sob a qual estava sendo escrito.

O quiasma literal global[i] contém o impressionante número de 164 elementos repetidos em ordem reversa, a partir de "o Cordeiro de Deus" (1 Néfi 14:3) como o elemento central.

O quiasma global conceitual foi identificado por Wallace B. King. Ele era como o elemento central da frase, "o caminho está preparado para todos os homens desde a fundação do mundo, caso se arrependam e venham a ele [Cristo]” (1 Néfi 10:18).

Já que o Primeiro Livro de Néfi foi composto de quiasmas que dão imagem aos conceitos e palavras do princípio do livro, com seu paralelo equivalente no final do livro, ele poderia não ter sido começado até que os eventos concludentes tivessem acontecido. Desse modo, o livro foi escrito não antes de 12 a 30 anos ou mais, depois que a colônia chegou à terra prometida.

[1]. Estes 165 elementos quiásticos globais são baseados numa pesquisa de Dayton E. Conway, AuroraColorado

Copyright © 1999-2002 Ancient America Foundation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário