Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

sábado, 30 de dezembro de 2023

ARQUEOASTRONOMIA - Estudo de Campo em Izapa, México


 V. Garth Norman

Tradução: Elson C. Ferreira 

Durante o mês de Janeiro de 1997, eu conduzi uma pesquisa arqueoastronômica nas ruínas de Izapa, México, com a assistência técnica de Nal Morris. O propósito desse estudo era clarear e refinar dados para a revisão da minha tese de 1980 intitulada "Astronomical Orientations of Izapa Sculptures" em preparação para publicação.

Levantamentos com teodolito computadorizado e a tecnologia de programação desenvolvida por Morris tornou possível construir um mapa astronômico extremamente acurado, tanto que a data do ponto de origem de qualquer alinhamento agora pode ser determinado com extrema exatidão.

As esculturas dos Grupos A e B também foram pesquisados novamente para checar suas datas de alinhamento no horizonte com este novo mapa. A nova pesquisa confirma totalmente os resultados anteriores, de modo que os as linhas astronômicas nao mudaram, mas as posições projetadas no mapa em alguns casos mudaram significativamente, tanto que um novo mapa está sendo produzido.

No meu estudo original descobri que Izapa está orientada na direção do Vulcão TaJumulco na ascensão do solstício de verão. Eu havia determinado originalmente que a elevação zero do solstício podia alinhar-se diretamente no pico. Se for assim, um observador em pé no pico poderia estar em linha direta entre Izapa e o nascer do sol. O verdadeiro nascer do sol visível em Izapa é numa encosta no sul de TaJumulco devido sua elevação num ângulo de 15º.

O alinhamento da ascensão do solstício em Stela 9, confirmado por observação in loco, cria uma hierofania com o deus sol carregando um homem para o céu.

A partir dos novos dados da pesquisa, descobrimos que a elevação zero para o solstício não centraliza no centro do pico, como pensamos anteriormente, mas vai direto na ponta direita (sul) do ico. Assim, a hipótese de alinhamento no centro deve ser rejeitada; mas uma nova descoberta emergiu. Quando eu replotei a paralização norte máxima de Vênus, foi descoberto elevar-se bem no centro do pico. Assim, se houver um esforço consciente para localizar Izapa astronomicamente no pico TaJumulco, é Vênus.

Vários alinhamentos de monumentos com proeminentes temas em Vênus focalizam neste pico. Stela 50 (Figure 1) alinhada em Tajumulco com o Monumento 7 "stellar" pillar-ball, é dedicado ao deus Vênus (V. Garth Norman, Izapa Sculpture, Part 2: Text, Papers of the New World Archeological Foundation, No. 30, 1976). Este é o seu aparente aspecto de morte no submundo do qual ele emerge em renascimento como a elevação heliacal de Vênus sobre TaJumulco em seu alinhamento, que é representado na escultura pelo renascimento de Vênus alado no umbigo de Vênus. O glifo de Vênus é apropriadamente localizado na zona pélvica reprodutiva com o umbigo acima, é simbolizado pelo painel diagonal abaixo com franjas de concha, para o tema eliacal da ascensão de Vênus.



O significado dessa descoberta será explorado em detalhes num artigo e em minha tese revisada. Todas as maiores esculturas de Izapa que enfatizam Vênus têm alinhamento escultural com Vênus no pico TaJumulco. Mais conexões desses monumentos com Vênus e Quetzalcoatl estão sendo investigados.

 

Figura 1
Stela 50, Izapa

A descoberta do novo pico de Vênus provavelmente não é um fenômeno isolado. Em outros campos de estudo eu observei que Chiapa de Corzo e Cholula podem ter sido localizadas originalmente para terem alinhamentos centrais nos picos de Vênus. Cholula é, certamente, a capital de Quetzalcoatl no México Central, e estes alinhamentos relacionados tendem a confirmar a antiguidade da difundida tradição de Quetzalcoatl na Mesoamérica durante o Período Pré Clássico Tardio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário