V. Garth Norman
Durante o mês de Janeiro de 1997, eu conduzi uma pesquisa arqueoastronômica nas ruínas de Izapa, México, com a assistência técnica de Nal Morris. O propósito desse estudo era clarear e refinar dados para a revisão da minha tese de 1980 intitulada "Astronomical Orientations of Izapa Sculptures" em preparação para publicação.
Levantamentos com teodolito computadorizado e a tecnologia de
programação desenvolvida por Morris tornou possível construir um mapa
astronômico extremamente acurado, tanto que a data do ponto de origem de
qualquer alinhamento agora pode ser determinado com extrema exatidão.
As esculturas dos Grupos A e B também foram pesquisados novamente
para checar suas datas de alinhamento no horizonte com este novo mapa. A nova
pesquisa confirma totalmente os resultados anteriores, de modo que os as linhas
astronômicas nao mudaram, mas as posições projetadas no mapa em alguns casos
mudaram significativamente, tanto que um novo mapa está sendo produzido.
No meu estudo original descobri que Izapa está orientada na
direção do Vulcão TaJumulco na ascensão do solstício de verão. Eu havia
determinado originalmente que a elevação zero do solstício podia alinhar-se
diretamente no pico. Se for assim, um observador em pé no pico poderia estar em
linha direta entre Izapa e o nascer do sol. O verdadeiro nascer do sol visível
em Izapa é numa encosta no sul de TaJumulco devido sua elevação num ângulo de 15º.
O alinhamento da ascensão do solstício em Stela 9, confirmado por
observação in loco, cria uma hierofania com o deus sol carregando um homem para
o céu.
A partir dos novos dados da pesquisa, descobrimos que a elevação
zero para o solstício não centraliza no centro do pico, como pensamos anteriormente,
mas vai direto na ponta direita (sul) do ico. Assim, a hipótese de alinhamento
no centro deve ser rejeitada; mas uma nova descoberta emergiu. Quando eu
replotei a paralização norte máxima de Vênus, foi descoberto elevar-se bem no
centro do pico. Assim, se houver um esforço consciente para localizar Izapa
astronomicamente no pico TaJumulco, é Vênus.
Vários alinhamentos de monumentos com proeminentes temas em Vênus focalizam neste pico. Stela 50 (Figure 1) alinhada em Tajumulco com o Monumento 7 "stellar" pillar-ball, é dedicado ao deus Vênus (V. Garth Norman, Izapa Sculpture, Part 2: Text, Papers of the New World Archeological Foundation, No. 30, 1976). Este é o seu aparente aspecto de morte no submundo do qual ele emerge em renascimento como a elevação heliacal de Vênus sobre TaJumulco em seu alinhamento, que é representado na escultura pelo renascimento de Vênus alado no umbigo de Vênus. O glifo de Vênus é apropriadamente localizado na zona pélvica reprodutiva com o umbigo acima, é simbolizado pelo painel diagonal abaixo com franjas de concha, para o tema eliacal da ascensão de Vênus.
O significado dessa descoberta será explorado em detalhes num artigo e em minha tese revisada. Todas as maiores esculturas de Izapa que enfatizam Vênus têm alinhamento escultural com Vênus no pico TaJumulco. Mais conexões desses monumentos com Vênus e Quetzalcoatl estão sendo investigados.
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