Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Exploradores SUDs Encontram o Segundo Templo “Lihy”

George Potter

Tradutor Elson Carlos Ferreira – Curitiba/Brasil – Setembro/2005

Fortes ventos e penhascos verticais de arenito não puderam impedir um grupo de exploradores amadores do Livro de Mórmon de escalarem uma montanha de pedra de 1.830 m de altura.

Repousando sobre o topo da montanha está um grande complexo de templos Lehyanitas. A equipe incluía Jim Anderson, David Alexander, e eu.

O  que torna interessante este achado para a comunidade SUD é que os Lehyanitas podem ter sido uma comunidade de conversos que teriam sido ensinados quanto ao evangelho por Leí e Néfi.


Lynn e Hope Hilton originalmente chamaram a atenção para o nome “Lihyanita”, que significa “povo de Lihy”, e parece que os Lehyanitas tinham práticas templárias que eram consistentes com aquelas praticadas no templo de Jerusalém. Os Hiltons basearam a maior parte de sua teoria na descoberta que fizeram de uma fonte de água (cisterna) nas ruínas de um templo Lehyanita na torre bíblica de Dedan (veja o “LDS Bible Maps” que mostra o nordeste da Arábia). A cisterna tem aproximadamente as mesmas dimensões do Mar de Bronde do Templo de Salomão em Jerusalém, e tem escadas de pedra em seu interior, cujo piso fica abaixo no nível do solo (veja Discovering Lehi, Hiltons).

Quem eram os Leyanitas?

Até mais recentemente os arqueólogos não tinham pistas quanto a de onde eles vieram ou como conquistaram os Dedanitas, povo que govenava o vale desde a época de Abraão. Os historiadores judeus acreditam que eles eram descendentes hebreus de Abraão[i] através dos Dedanitas (veja Gênesis 25:1-3), entretanto foi só ainda mais recentemente que o Professor Michael Macdonald, do Instituto Oriental da Universidade de Oxford, demonstrou que as linguagens dos Dedanitas e dos Lehyanitas eram a mesma[ii], significando que os Lehyanitas, que detinham o poder no nordeste da Arábia por volta do ano 550 a.C., não eram um novo povo, mas eram os próprios Dedanitas que simplesmente mudaram seu nome para “o povo de Lehy”.  Isto é facinante para nós que sabemos que Néfi e Leí converteram pessoas enquanto viajava pelo deserto “descendo” de Jerusalém 


"Abri vossa boca e ela encher-se-á e tornar-vos-eis como Néfi de outrora, que viajou de Jerusalém pelo deserto."(Veja D&C 33:8).

No tempo de Néfi, ele deveria restringir-se ao ensido do evangelho somente aos hebreus – exatamente na localidade de Dedan, junto à trilha que Leí tomou através da Arábia (veja Lehi in the Wilderness por George Potter e Richard Wellington), havia uma comunidade de hebreus, os Dedanitas. Em segundo lugar, os Dedanitas mudaram seu nome para "povo de Lehy".

A pergunta a ser feita é: “Por que eles mudaram seu nome depois de terem sido chamados pelo nome de Dedan por aproximadamente mil anos? Talvez Lihy tivesse, e deve mesmo ter sido, uma pessoa de grande importância para os Dedanitas, pois eles mudaram seu nome segundo seu nome, e muito pouco tempo depois da passagem de Leí pela sua cidade.

A troca de nome de uma tribo pelo nome de um novo líder é uma antiga tradição na Arábia que persiste até nossos dias. Uma tribo inteira troca de sobrenome em honra a um novo líder se este líder for realmente excepcional.

Durante uma visita anterior a Dedan, aprendi com um autor e explorador francês que estatutos Lehyanitas podem ser encontrados no topo de uma montanha no lado oposto do vale de onde o templo Lehyanita e a cisterna foram encontrados.

Em Abril de 2005 eu e meu companheiros retornamos às ruínas de Dedan para procurar por artefatos Lehyanitas, mas o que encontramos foi realmente espantoso.

No topo da montanha encontramos um grande santuário de aproximadamente 10 a 14 acres. Este templo perdido está completamente redeado de penhascos verticais, e hoje só podem ser alcançados com ajuda de cordas.

Antigamente o santuário tinha degraus esculpidos em arenito que levavam da base da montanha até o santuário. Infelizmente os degraus estão completamente erudidos, exceto na base da montanha. Como uma versão de Machu Picchu, o segundo templo Lehyanita está sobre o topo da montanha com vistas magníficas mas, diferentemente da cidade perdida peruana, o templo dos Lehyanitas é muito mais difícil de alcançar e parece ter sido muito mais magnífico. Encontramos dezenas de altares de pedra para sacrifícios de animais, estátuas, colunas, queimadores de incenso e cisternas.

Há literalmente centenas de artefatos espalhados pelo santuário, incluindo duas grandes áreas de assenbléia onde assentos foram esculpidos nas paredes de anfiteatros naturais.

Olhando para as ruínas de Dedan, vale abaixo, estão duas grandes cisternas cavadas na pedra, que deveriam ter estado cheias de água e poderiam ter sido usadas para a realização de batismos ou propósitos religiosos similares. Encontramos também uma serpente de pedra. A imagem gravada da cobra simbolicamente protegeria este lugar sagrado.

Em outro local no topo da montanha, encontramos dois grandes reservatórios que foram cavados no nível do chão. Com pequenas aberturas circulares, a superfície dos reservatórios eram de 3,4 m de profundidade e 3,4 m de largura, e poderiam conter centenas de litros de água que teriam sido trazidos do vale dentro bolsas de couro (odres). Aquele autor francês a que me referi acredita que os reservatórios continham água para o lavamento de  animais para os  sacrifícios, pois a poucos  metros de distância dos reservatórios havia o que parece ser as ruínas de um altar de pedras brutas e dois arcos cavados no chão, que o autor francês acredita terem sido usados para coletar o sangue dos animais sacrificados.

Levará décadas de escavações e restaurações para que possamos entender completamente as funções e o significado deste templo Lehyanita, entretanto, está claro que o santuário no tôpo da montanha certamente eclipsou em importância o templo Lehyanita da parte baixa do vale, o que leva-me a acreditar que a capital Lehyanita de Dedan era o maior centro religioso dos séculos precedentes ao nascimento de Cristo.

[ii] Pierard, Patrick, conversations with George Potter (7 April 2005) and Michael Macdonald.

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