Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

HISTÓRIA - Huematzin, O Guardador do “Livro Divino” da Mesoamérica

Bruce W. Warren

Tradutor Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil

O conhecimento da existência de antigos Livros Sagrados era consideravelmente bastante difundido no México e na América Central quando os primeiros europeus chegaram, depois da descoberta da América pos Cristóvão Colombo.


Ixtlilxochitl, um príncipe nativo que viveu perto da cidade do México, sabia que houveram tais livros na Mesoamérica em tempos bem antigos. Ele contou a respeito de uma compilação do “livro divino” feita por alguém por nome "Huematzin":

E antes de sair eu fiz um relato sobre Huematzin, o astrólogo... Antes de morrer, ele [Huematzin] reuniu todas as histórias que os Toltecas tinham, desde a criação do mundo até aquele tempo [1.150 AD] e os tinha gravados num grande livro, onde estavam gravadas todas as suas perseguições e sofrimentos, prosperidades e bons acontecimentos, reis e senhores, leis e bons governos de seus ancestrais, velhos dizeres e bons exemplos, templos, ídolos, sacrifícios, ritos e cerimônias que eles tinham; astrologia, filosofia, arquitetura e outras artes, tanto boas quanto más, e um resumo de todas as coisas da ciência, conhecimentos, batalhas prósperas e adversas, e muitas outras coisas; e ele intitulou-o Teoamoxtli, que bem interpretado significa "Várias coisas de Deus e o livro divino": os nativos agora chamam as santas escrituras de Teoamoxt1i, porque ele é quase a mesma coisa, principalmente quanto às perseguições e sofrimentos dos homens. (Hunter and Ferguson 337-38)

Ixtlilxochitl determina a data de um evento em particular que ocorreu no fim da vida de Huematzin no exato ano--400 depois da verdadeira data do nascimento de Cristo. De acordo com Ixtlilxochitl, o livro divino de Huematzin cobria um período de tempo desde o movimento do mundo até o seu tempo, o século XII depois de Cristo. As declarações de Ixtlilxochitl concernentes ao conteúdo deste livro sagrado são corroboradas por uma relevante declaração do padre católico Dionísio Jose Chonay. Em 1834 o Padre Chonay traduziu para o idioma espanhól um antigo documento Maia de Totonicapan, na Guatemala. No preâmbulo ele diz o seguinte:

[O] manuscrito consiste de 30 páginas e um quarto; mas a tradução das primeiras páginas é omitida porque elas são sobre a criação do mundo, de Adão, o primeiro paraíso onde Eva foi enganada, não pela serpente, mas pelo próprio Lúcifer, como um anjo de luz. (Recinos and Goetx 166-67)

Talvez os paralelos entre "Huematzin," o guardador do "livro divino" da Mesoamérica e Mórmon, o guardador dos registros Nefitas e compilador do resumo que apareceu como O Livro de Mórmon sejam dignos de uma mais profunda investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário