Fonte: ancientscripts.com
Lawrence Lo
Tradutor: Elson C. Ferreira
Curitiba/Brasil – Maio/2011
Se estendendo dos desertos do note do México para as florestas tropicais
secas do noroeste da Costa Rica, Mesoamérica é uma área de diversidade
geográfica e étnica que incluía centenas de culturas unidas pelas similaridades
na religião, arte, lingual, e organização sociopolítica. Algumas das culturas mesoamericanas
familiar incluem os astecas, os maias, e os olmecas, grupos menos divulgados
tais como os zapotecas, teotihuacanos, mixtecas e tarascos adicionados na
mistura.
Entre um dos traços culturais comuns encontrados em muitos grupos
mesoamericanos é a escrita. De fato, a Mesoamérica é o único lugar nas Américas
onde o sistema de escrita dos indígenas foram inventados e usados antes da colonização
européia. Enquanto os tipos de sistema de escrita na Mesoamérica atingem do
minimalista "figura-escrita" ao complexo sistema logofonético capaz
de gravar fala e literatura, eles todos compartilham alguns dos principais
recursos que fazem eles visualmente e funcionalmente distinguirem de outros
sistemas de escrita do mundo.
Características comuns dos
sistemas de escrita Mesoamericana
A mais distinguível característica de todas as escritas mesoamericanas é
a forma altamente complexa e pictórica de signos. Eles são várias vezes
chamadas de “hieróglifos” em analogia aos hieróglifos egípcios desde que os
seus símbolos sejam altamente pictóricos. Por essa razão, um signo de uma
escrita mesoamericana é várias vezes chamada de um “grifo”, como uma curta forma
de um "hieróglifo". Visualmente, as escritas mesoamericanas se assemelham,
e compartilham muitos grifos parecidos. Isto é principalmente devido ao fato
que muitos grifos mesoamericanos carregam semelhança aos objetos real tais como
animais, pessoas, características naturais, etc., embora de uma forma
estilizada. Várias vezes animais e humanos aparecem como "retratos" em
que somente a cabeça dessas criaturas é desenhada, mas em poucos casos grifos os
de "corpo inteiro" são também usados. Partes do corpo humano,
especialmente braços e pernas, são também usados extensivamente para denotar
ação, ou verbos se usados como estruturas gramaticais. Outras vezes grifos
aparecem como formas geométricas complexas como círculos, retângulos, hachuras
cruzadas, etc.
Como
mostram esses exemplos, grifos mesoamericanas são mais como pinturas que as
escritas alfabéticas do ocidente. Na verdade, muitas vezes, a linha entre a
escrita e a arte visual desfoca. Grifos ou elementos gríficos que parece, por
exemplo, dentro da touca do retrato de um imperador para indicar o seu nome, ou
vice-versa, o nome do governante seria "escrito" por representações
artísticas das palavras que compõem seu nome.
Os mais “integrados” exemplos seriam os manuscritos astecas e os
mistecas onde os nomes dos lugares e das pessoas muitas vezes eram direcionados
desenhos de suas pinturas de si mesmas. A escrita de teotihuacanos é também
integrada aos seus murais que só recentemente que os arqueólogos têm
percebido que havia um sistema de escrita em Teotihuacan.
Outra característica encontrada em todos os sistemas mesoamericanos é um
sistema numérico comum. No nível básico, todas as escritas mesoamericanas
scripts empregam a notação de barras e pontos, onde um ponto representava um
valor de "um" e uma barra representava "cinco".
Em alguns casos, tais como os manuscritos mistecas e astecas, somente
pontos eram utilizados, mas nos monumentos misteca e astecas as barras são
muito bem usadas.
A notação barra-e-ponto é usada para escrever números menos do que
vinte. Para quantidades maiores do que vinte, diferentes métodos são usadas
para diferentes sistemas. Os astecas, por exemplo, usava símbolos especiais tal
como uma bandeira que representa 20, uma pena que representa 400, e um saco de incenso
que representa 8000. Para construir o número 946, você poderia desenhar duas
penas (2 x 400 = 800), sete bandeiras (7 x 20 = 140), e seis pontos (6 x 1 =
6), a soma das quais (800 + 140 + 6) é 946.
O povo Maia, por outro lado, tinha a maneira mais complexa de se fazer
as coisas. Os maias também tinham um signo especial para o vinte na forma de
uma meia lua, mas para escrever números maiores eles usavam a notação
posicional, apenas como o nosso moderno “algarismos arábicos”. No sistema
posicional, cada dígito é multiplicado por algum expoente da base. Assim por
exemplo, no sistema moderno decimal dígitos podem alcançar de 0 a 9, e cada dígito é multiplicado
por um expoente na base 10. Seguindo esse conceito, o número 5209 pode ser
expresso como uma soma de números: 5209 = 5 x 103 + 2 x 102 + 0 x 101 + 9 x 100. Em comparação, no sistema vigesimal tal como a dos
maias, "dígitos" podem ir de 0 a 19, e cada "dígito" é
multiplicado por um expoente na base de 20. No entanto, cada "dígito"
é atualmente um número na notação barra-e-ponto, mais um símbolo pela
quantidade zero na forma de uma concha estilizada. Por exemplo, a quantidade 5209
poderia ser representada como:
ttp://www.ancientscripts.com/images/ma_ws_maya_num.gif
Com um expressivo sistema numérico, Não foi por acaso que para manter
calendários era uma arte tão complexa na antiga Mesoamérica. Elaborar
calendários foi inventado por diferentes povos, Mas no âmago, existem dois
ciclos de tempo intertravado mantidos por todas as culturas mesoamericanas. Eles
estão no calendário solar de 365 dias, e 260 dias do calendário sagrado. Como o
seu nome implica, o calendário de 365 dias é baseado nos movimentos da Terra em
volta do Sol, e dividido em 18 “meses” de 20 dias, com um período de 5 dias no
fim que era considerado perigoso e mal. Em outras palavras, os 260 dias do
calendário sagrado não correspondem a nenhum ciclo astronômico, mas, de acordo
com a moderna Quiché Maia, o guardião do dia, representa o período gestacional
do feto humano. Diferentemente do calendário solar, o calendário sagrado não
tem conceito de mês, mas consistem de dois paralelos e intertravados ciclos de
dias. O primeiro ciclo consiste de 20 nomeados "signos do dia", considerando
que o Segundo ciclo consiste de 13 "coeficientes do dia". Um dia é
assim identificado por um símbolo e um coeficiente. Quando um calendário
sagrado move em frente por um dia, tanto o signo e os coeficientes são
avançados.
Um exemplo pode estar no modo de ilustrar melhor este calendário
interessante. Vamos dizer que o nosso signo de dias sejam os primeiras 20
letras no alfabeto português, com os nomes A, B, C, D, e assim por diante, até
T, e o nosso coeficientes estejam de 1 a 13. Se hoje é A-1, então amanhã será B-2, seguidos
de C-3, e assim por diante. Quando nós conseguimos a M-13, na qual pontos nós
temos esgotado todos os coeficientes, nós mudamos o ciclo dos coeficientes de
volta para 1 e, portanto, o dia depois de M-13 é N-1. E quando nós tivermos
exaurido todos os signos, no dia T-7, nós reciclamos o signo de volta para A, então
no dia depois de T-7 é A-8. Quando ambos os signos e coeficientes tiverem
exauridos (assim que A-1 reaparece), 260 dias já se passaram.
Os ciclos interligados podem ser visualizados na seguinte visualização
em flash:
Interpolando esses calendários solar e sagrado, os mesoamericanos
criaram um ciclo de tempo de 52 anos, chamado calendário redondo. Esta é a
maior unidade de tempo pela maioria das culturas mesoamericanas, e, portanto
eventos históricos foram várias vezes gravadas em termos de datas que estão
gravadas no calendário redondo.
Havia outros ciclos que os mesoamericanos mantinham. Um exemplo é a trezena, Da qual que são ciclos de 13 dias dentro do
calendário sagrado. A civilização maia também localizou o movimento do planeta Venus
pelo céu da noite e computou um ciclo de 584 dias, da qual é o tempo em que a
Terra se alinha com o Venus em relação ao Sol.
A civilização maia e os epi olmecas também usavam um ciclo maior tempo
em Mesoamérica chamado de Longa Contagem, um calendário consiste de 5
coeficientes e capaz de gravar uma data exata em um ciclo de 5000 anos. A Longa
Contagem por tantos os maias quantos os epi olmecas começaram em o que é
equivalente a 3113 antes de Cristo, da qual é considerado (pelo menos pelos
maias) como o início da atual criação. No usual sistema de 5 coeficientes, a longa
contagem termina em 2012 depois de Cristo, e muitos têm clamado como "o
fim do mundo" pelos maias. No entanto, existe uma evidência que existem 19
coeficientes na Longa Contagem, dando mais “tempo” do que a idade máxima
estimada do universo computado pelos astrofísicos!
Iconografia – Precursores da Escrita
Diferentemente de outras partes do mundo, a escrita na Mesoamárica não
começou como um relato de ascendência, mas tinha propósitos religiosos, políticos
e históricos. Fazia com que aqueles que possuíam e alavancava o conhecimento da
escrita como um grupo de status social maior do que o povo em geral, e,
portanto reforçaram o clamor do governo da elite ao poder.
Uma das primeiras culturas complexas urbanas a aparecer na Mesoamérica
foram os Olmecas, cujas aldeias e cidades surgiram na região tropical, regiões
ribeirinhas de Vera cruz e os estados de Tabasco. Durante o começo e a metade
do período pré-clássico (1500
a 300 A.C.)
na Mesoamérica, os olmecas retratavam seus governantes em monumentos gigantes
na forma de cabeças humanas. Enquanto as características faciais dessas
colossais cabeças olmecas são genéricas e similares, eles estão longe de serem
anônimos. Cada cabeça veste um "capacete", da qual contem decorações
que são diferentes de uma cabeça para outra.
Essas decorações podem representar algum aspecto da identidade dos
governantes, Seja um nome, um símbolo heráldico, ou um título. Em essência,
isso pode ser uma antiga forma de codificação de nome, achado em muitos textos
durante toda a história da Mesoamérica.
Cabeça olmeca 1, La Venta. Observe o
padrão de seu "capacete"
De fato, havia um sistema altamente elaborado e convercional que
aparecia no pré-clássico durante toda a Mesoamérica. Isso significa que os
símbolos são esculpidos, diz, Oaxaca, poderia ser interpretado por uma
conhecível pessoa (talvez um chefe ou um shamã) na Costa do Golfo ou em Morelos. Enquanto
os arqueologistas uma vez concordaram com essa uniformidade de símbolos e ícones
como um produto da influência olmeca (cultural, político, militar, ou alguma
combinação dessas), agora existe mais de uma opinião que os olmecas eram apenas
um de muitos povos avançados durante o período pré-clássico e então muito
diferentes culturas têm deixado ao desenvolvimento desses sistemas de símbolos.
Uma vez um conjunto de símbolos convencionalizados com significados
específicos tornaram-se estabelecidos, justaposição de tais poderiam transmitir
idéias mais complicadas. Por exemplo, considere isso:
Socorro 1 de Chalcatzingo, retratando o governante
sentado ao lado da
boca do jacaré.
Esse Socorro transmite a ideia que uma pessoa, provavelmente o
governante ou o chefe, tem acesso aos poderes naturais tais como as nuvens,
chuva, vento, e o crescimento das plantas. Essencialmente, essa escultura
indica que o direito do governante de governar é justificado, e nada a mais,
pelo poder de controlar a fertilidade das culturas.
Enquanto um rico número de ícones formou partes de obras de arte, eles
tendiam a estarem isolados com respeito a um ao outro. Isso significa que a
ordem na qual os ícones são lidos não interessa. Isso começou a mudar, no
entanto, em alguns pequenos objetos de escala. A cerimônia celta começou a
mover a frente colocando esses símbolos juntos para dar uma seqüência de idéias.
Poe exemplo, o Celta Humboldt, acreditava ter sido esculpido por volta
de 900 A.C.,
mostrando vários grupos de símbolos provavelmente trabalhados para transmitir
algum tipo de mensagem. A interpretação por John Justeson indica que os celtas
provavelmente serviram em uma saudação formal de um governante de um lugar para
o outro, desde que o grupo que retrata dois braços tocando é um típico gesto
Mesoamericano de saudação, e o grupo que retrata uma mão com o milho expresso
representa uma cerimônia fazendo ocasiões especiais.
Muitos ícones certamente devem ter se tornados grifos em sistema de
escrita mais tarde, mas até agora poucos foram estudadas. Você pode ler sobre
um, chamado o símbolo Lazy-S, de um papel chamado O Lazy-S: Período Formativo do Empréstimo
Iconográfico da Escrita Hieroglífica Maia.
Nenhuma dúvida que os primeiros
componentes do sistema da escrita mesoamericana a se desenvolver deve ter sido
o número de sistemas e o calendário. O mais antigo exemplo de escrita entre as
diferentes culturas mesoamericanas já exibia números em barra-e-ponto e datas
do calendário sagrado. Isso sugere que esses dois poderia ter se desenvolvido
muito antes da escrita.
Por causa das similaridades entra
várias escritas mesoamericanas, houve uma grande noção de que havia um sistema
de escrita, inventado pelos olmecas, que precede todos os escritos
historicamente atestados e foi o progenitor de todas as escritas subsequentes No
entanto, que parcos exemplos desse sistema de escritas olmecas existe somente
em coleções privadas e nenhum exemplo hem sido achado em contextos
arqueológicos, então não pode ser seguramente datado e mostrado para ser feito
durante a florescência da cultura olmeca.
Essa situação mudou com várias
recentes descobertas. Em 2002, escavações arqueológicas conduzidos por Mary
Pohl no lugar olmeca de San Andrés descobriram um selo cilíndrico e dos
fragmentos de uma praça de pedra verde, ambas das quais carregavam possíveis
signos de um sistema de escrita. Esses itens eram arqueologicamente datados em
aproximadamente 650 A.C.,
fazendo os alguns dos antigos exemplos de escrita mesoamericana.
O interesse é do selo cilíndrico,
como tem o desenho de um pássaro com um "funil" emanando de sua boca
e terminando em uma seqüência de símbolos abstratos. O funil provavelmente
representa o ato de falar, e então os símbolos do lado direito sejam o que o
pássaro está dizendo. A maioria das seqüências não pode ser decifrada, mas é
possível que os três pontos e o signo da "face sorrindo" poderiam
formar um componente calendário, interpretado por Pohl e os colegas como parece
à data Maia "3 Ahaw".
Mais impressivamente, em 2006, o
bloco de Cascajal veio para a atenção do público. O pequeno tablete de pedra
está inscrito com 62 signos, da qual enquanto indecifrado faz carregar
significante similaridade aos conhecidos ícones usados freqüentemente na arte
Olmeca. Em outras palavras, o bloco de Cascajal poderia muito bem ser um
exemplo de sistema de escrita Olmeca.
O bloco de Cascajal foi descoberta
em uma pedreira que acabou por ser um sítio arqueológico, então o seu original
contexto arqueológico foi perturbado. No entanto, durante a examinação de seu
ambiente e de sua iconografia, havia concluído se datava entre 1000 e 800 A.C.. Enquanto não como
seguramente datava como o selo de San Andrés e de fragmentos de cerâmica, o
bloco de Cascajal é, não obstante, considerado o mais antigo texto na
Mesoamérica.
Por causa da quantidade de parcas
de inscrições no bloco de Cascajal, não pode ser decifrado. Somente durante a
descoberta de mais textos nesse sistema de escrita que se pode começar uma
investigação, e esperançosamente conduzir ao melhor entendimento do mais antigo
sistema de escrita no Novo Mundo.
Sistemas de Escrita
Começando no ultimo pré-clássico,
ampla evidência de que a escrita apareceu em múltiplos lugares na mesoamérica. Os
principais sistemas nesse tempo eram os
Zapoteca Epi-Olmeca, e o Maia. Pelo clássico (300 a 900 D.C.) e Pós-Clássico
(900 a
1500 D.C.), mais sistemas aparecem, a maioria provavelmente inspirado ou
derivado dos zapotecas. Esses são os Teotihuacano, Nuiñe, Xochicalco, Mixteca,
Mixteca-Puebla, e Asteca. Assim durante que a escrita foi difundida na
Mesoamérica e muitas culturas tinham seus próprios escritos, é geralmente
aceitado que todo o sistema de escrita Mesoamericana pode ser dividido em dois
grupos: Do Sudeste e Ouxaca.
Grupo do Sudeste
O grupo do Sudeste é
apropriadamente nomeado por star situado na parte sudoeste da Mesoamérica. Esse
grupo consiste de dos escritos, o Maia e o epi olmeca. Eles compartilham
comuns características, tais como um conjunto de signos de fonética que
representa todos os possíveis sons na linguagem, o uso da longa Contagem, e longas
passagens de texto que mais ou menos representa unidades lingüísticas (nomes,
verbos, etc.) e construções (frases, sentenças, etc.).
A escrita Maia é, sem dúvida, o
sistema de escrita mais duradoura da Mesoamérica, durando cerca de 2000 anos do
Último Pré-clássico (300 A.C.)
à queda do ultimo reino Maia independente (1697 D.C). Sua mais distintiva
característica são os blocos de grifos quadráticos (que atualmente contém um
dos cinco diferentes grifos) e a dupla coluna do leiaute do texto (da qual resulta
a leitura da ordem ziguezague que começa no topo da esquerda, movem um bloco à
direita, e então para baixo e esquerdo, e assim por diante). Para mais
informação da escrita Maia, você pode continuar na página Maia.
Na Costa do Golfo e nos planaltos
de Chiapas do México, onde os olmecas haviam vivido outra escrita do grupo do
sudeste também emergiu durante o ultimo período Pré Clássico. Chamado Epi Olmeca
(significando "depois dos olmecas") nos terrenos geográficos e
iconográficos, esse sistema de escrita tem sido conhecida for um longo tempo,
mas tem sido estudada somente nos últimos vinte dias desde então. O melhor
exemplo é o La Mojarra
Stela 1:
Pouco é conhecido sobre esse
sistema de escrita, como esse sistema está atualmente nos primeiros estágios da
decifração. O que um pode dizer, no entanto, que é definitivamente um sistema
logofonético, empregando ambos os signos fonéticos e logogríficos, e representa
uma antiga linguagem na família Mixe-Zoquean. Também se usa a Longa Contagem
para empregar datas em importantes eventos, e assumindo que a Longa Contagem
dos Epi Olmecas tem uma similar data de início como à dos Maias, o alcance da
longa Contagem dos Epi Olmecas se data do primeiro século A.C. até ao sexto
século D.C., embora seja provável que se comece muito mais cedo. Você pode visitar
a página Epi Olmeca para mais detalhes.
Grupo Oaxacan
Como o seu nome implica, o grupo
Oaxacan é centra do próximo no estado no sul do México de Oaxaca. No entanto,
muitos sistemas de escrita do México Central também são classificados deste
grupo, pois podem ser traçados para o primeiro sistema de escrita Oaxacan, a
escrita Zapoteca.
As notoriedades do mais antigo
sistema de escrita Mesoamericanas pertencem aos Zapotecas. O monumento mais
antigo dos Zapotecas vem de uma antiga cidade chamada São José Mogote no vale
de Oaxaca, e provavelmente se data de 500 A.C. O monumento é uma placa de pedra
chamado de um danzante que retrata um cativo
assassinado. O que faz ser o mais antigo
documento escrito é o conjunto de dois grífos debaixo da vítima que é
geralmente interpretado como um signo calêndrico 1 o Terremoto ou o Movimento
(Xoo), mas poderia ser no fato ser 1 Olho (Loo) de acordo com o Urcid 2001. Você
poderia achar o significado de dois sinais estranhos, mas no fato que os
antigos oaxacas eram nomeados por dias no Calendário Sagrado. Isso significa
que a placa identificou a vítima assassinada, a quem não era provavelmente um
governante de uma cidade inimiga.
A grande maioria dos textos
zapotecas vem da cidade de Monte Albán, da qual foi construída por volta de 500 A.C. serviu como a
capital zapoteca por maios de 1200 anos. Textos das grandes cidades serviram
funções políticas em retratar publicamente inimigos mortos, gravando
territórios conquistados, e comemorando importantes eventos como a ascensão
real e a morte.
A escrita zapoteca é ainda muito
mal compreendida, como não tem sido alvo freqüente de estudos mesoamericanos.
Assim os signos calêndricos são ainda discutíveis. Recentes estudos aparecem
para confirmar a noção que a escrita zapoteca fez ao de gravar a língua mais
profundamente, então mais tarde os astecas e os mistecas. Para mais
informações, por favor, visite a minha página dos zapotecas.
Idêntico à escrita zapoteca, mas
geograficamente localizado numa diferente parte de Oaxaca é a escrita Ñuiñe. Onde
o qual os zapotecas habitavam em vales, as pessoas que usavam a escrita Ñuiñe viviam
nos topos de montes e eram provavelmente antecessores dos mistecas (no qual
veremos mais tarde). Muito pouco é conhecido sobre os Ñuiñe mais que os outros
do que os signos básicos do calendário, principalmente devido à morte das
evidências.
Contemporâneo ao Monte Albán, mas
de uma escala muito maior é a grande cidade de Teotihuacan, o maior centro
urbano da Mesoamérica. No seu apogeu, havia mais de 125.000 pessoas. No
entanto, nenhum sistema de escrita semelhante dos escritos dos zapotecas e dos
tem sido detectada em
Teotihuacan. Isso levou muitos estudiosos que em Teotihuacán nunca
havia um sistema de escrita além dos números básicos e signos de calendário. No
entanto, recentes descobertas têm derramado pistas interessantes sobre o que
poderia ser um sistema de escrita totalmente funcional Teotihuacano. Em um
recente sítio arqueológico escavado em La Ventilla "barrio" de Teotihuacan,
arqueologista Rubén Cabrera Castro descobriu colunas de grifos pintados no
chão. Maiores estudos de Karl Taube (Taube 2000) revela um sistema de escrita
onde grifos tem aparências muito bem diferentes, um se assemelha mais a grifos
retilíneos de certa forma regular a dos vizinhos zapotecas e maias, e o outro
parecendo completamente integrado como elementos “emblemáticos” no muro da
cidade.
Esses grifos emblemáticos eram
muito mais de forma livre e icônico, e muito mais semelhante a o dos grifos dos
últimos escritos dos astecas e mistecas.
Depois do colapso dos teotihuacanos
em 750 D.C., outras cidades no México Central cresceram para tomar vantagem do
vazio de poder. Aas duas mais famosas dessas duas cidades, Xochicalco e
Cacaxtla, ambas exibem tradições artísticas e de escrita. A arte dessas duas cidades é uma mistura de
estilos maias, teotihuacano, e zapotecas. Similarmente, o sistema de escrita
também exibe ambos os grifos quadráticos do calendário zapoteca tão bem como a
mais emblemática forma livre dos grifos teohuacano.
O período pós-clássico na Mesoamérica
(depois de 900 D.C.) viu a emergência de novas nações no relatório histórico. Dois
dos mais famosos grupos são os mistecas e os astecas, ambos da qual deixaram
para trás um considerável corpo de manuscritos e para alguma menor parte os
monumentos inscritos. Os escritos dos mistecas e a dos astecas são atualmente
muito semelhantes. De fato, é pensado que o escrita misteca envolviam da mais
antiga escrita zapoteca, e por sua vez gerou as escritas de Mixteca Puebla e da
América Central (incluindo as astecas).
Do mesmo modo a da escrita
zapoteca, as escritas dos mistecas e dos astecas não aparecem em longos textos.
De fato, grifos quase sempre aparecem em pequenos componentes que denotam as
datas do calendário, nomes pessoais e nome de lugares. Esses pequenos componentes
são localizados em contexto a desenhos convencionalizados, e junto com os
textos e imagens comunicam uma ou mais mensagens para o leitor.
Após a Conquista Espanhola
Os sistemas de escrita dos
nativos da Mesoamérica chegaram ao fim nas mãos dos conquistadores espanhóis.
Considerado “a obra do mal”, os espanhóis proibiram de usar o sistema de
escrita indígena e destruíram a maioria dos livros e dos manuscritos, exceto em
obras sancionadas que gravavam a história e a cultura do povo que eles têm
conquistador para melhor controlá-los. Nessas obras “etnográficas”, as
explicações espanholas acompanham os textos nativos, e não demorou muito para
que os escribas nativos adotassem o alfabeto latino para escrever as suas
próprias línguas. Muitos religiosos pré-colombianos e obras literárias eram preservados
nesta maneira, como a criação de Quiche "Popul Vuh", poemas denahuatl
atribuídos ao rei Netzahualcóyotl de Texcoco, textos religiosos tais como
"Chilam Balam" do Yucatec Maya, e muitos outros. Mapas e genealogias
foram também desenhados como documentos híbridos nativo-espanhol para gravar
fronteiras de cidades e possessões de famílias, e muitos eram usados em cortes
para resolver disputas legais.
Em outras palavras, mesmo que o
sistema de escrita nativa já não estivesse em uso, os mesoamericanos
continuaram a sua antiga tradição da escrita, apenas numa maneira diferente.
E como nos tempos pré-coloniais,
os escribas usualmente eram homens de status elevado socialmente, e várias
vezes empregadas ora pelo governo colonial ou pela igreja. No entanto, quando o
período colonial chegou ao fim, a infra-estrutura que empregava esses nativos
escribas também caiu à parte. As nações recém independentes enfatizaram a
identidade de ser “criolo”, ou seja, descendentes de espanhóis no Novo Mundo. Isso
não deixou lugar para a cultura indígena, e então nenhum interesse pela cultura
indígena. Isso estava acontecendo até o século 20 que a literatura nativa, e a
cultura nativa em geral, tiveram um significante reavivamento. Junto com o
Renascimento Cultural foi também um senso de empoderamento político, a mais
visível da qual foi o prêmio Nobel em 1992 para Rigoberta Menchú, uma mulher
ativista Quiché Maia.
A última nota no renascimento da literatura
nativa começou nos meados dos anos 90 quando os intelectuais maias participaram
de um workshop criado pela falecida estudiosa dos maias Linda Schele para aprender
antigos sistemas de escrita de seus antepassados. Apesar de ainda um pouco de
curiosidade intelectual, os maias podem novamente escrever os seus próprios
sistema de escrita, e estão ativamente contribuindo para a continuação de decifrar.
A história do sistema de escrita
Mesoamericana é complexa e envolvente. Muitos mistérios estão ainda para serem
resolvidos. Não é apenas um dos mais interessantes campos de pesquisa, mas
também pode ser um hobby extremamente absorvente, Eu altamente recomendo
habitar mais fundo nela. Aqui estão alguns links:
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