Resumo do livro Step by Step in the Book of Mormon (Passo a Passo no Livro de Mórmon)
de Alan C. Miner.
Extraído de [Raymond C. Treat, "Chiasms in the Book of Mormon" (Quiasmas no Livro de Mórmon) em Recent Book of Mormon Developments, Vol. 1, pp. 64, 66]
“... e o caminho está preparado para todos os homens desde a fundação do mundo, caso se arrependam e venham a ele.”(1 Néfi 10:18) (Quiasma):
Raymond Treat relata que muitas evidências lingüísticas têm vindo à luz desde 1830, apoiando O Livro de Mórmon como um documento autêntico. Uma das descobertas mais recentes (Welch, 1969) é o reconhecimento de que alguns escritores do Livro de Mórmon usaram uma antiga forma literária chamada chiasmus ou quiasma.
Um quiasma é uma declaração contendo duas partes ou mais, seguidas de outra declaração na ordem reversa (ABC C'B'A').
A palavra quiasma é derivada da letra grega chi (X) e da palavra grega chiazeim (marcar com x) porque as partes do enunciado quiástico pode ser descrito num diagrama em forma de X.
O Dr. Noel Freedman, Ph.D., Diretor do “Program on Studies in Religion” (Prograda de Estudos em Religião) da Universidade de Michigan e editor geral do “Anchor Bible and Biblical Archaeologist” discute dois tipos de quiasmas em seu prefácio da obra “Chiasmus in Antiquity” (Quiasmas na Antiguidade). Um desses tipos trabalha com palavras e outro com ideias... O tipo de quiasma que trabalha com ideias é mais difícil de identificar porque pode entrar em discordância com as ideias da base da estrutura quiástica.
O autor deste tipo de quiasma pode usá-lo para focalizar a atenção do leitor ou do ouvinte na ideia central ou do ponto de retorno. Um bom exemplo disto no Livro de Mórmon é encontrado no Primeiro Livro de Néfi:
A. Introdução (1 Ne 1:1-3)
B. Arrependimento (1 Ne 1:5)
C. Deus reina (1 Ne 1:8)
D. Leí conhece a Cristo (1 Ne 1:9)
E. Testemunho de Cristo (1 Ne 1:14)
F. Deus protege os escolhidos (Ne 1:20)
G. Uma parte da Casa de Israel é dispersa
H. Obtenção das Placas de Latão (1 Ne 3:3)
I. Manutenção de registros (1 Ne 6:3)
J. Uma narrativa da família de Ismael, sua jornada, rebelião contra Néfi (1 Ne 7:2-5)
K. Néfi exorta seus irmãos e eles se voltam ao Senhor (1 Ne 7:6-19)
L. A Árvore da Vida (1 Ne 8:2-35)
M. Dois tipos de registros (1 Ne 9:2-5)
N. Profecia da vinda de Cristo e outros eventos (1 Ne 10:4-16)
O. “...[Leí] fala pelo poder do Espírito Santo...” (1 Ne 10:17)
P. Néfi deseja a retidão “- eu, Néfi, também desejei ver e ouvir e conhecer essas
coisas..”
Q. (a) “...o poder do Espírito Santo... é o dom concedido por Deus a todos os que
o procuram diligentemente...” (b) “...em tempos passados como no tempo em
que se manifestará aos filhos dos homens...” (1 Ne 10:17) (c) “ Pois ele é o
mesmo ontem, hoje e para sempre...”
R. “...e o caminho está preparado para todos os homens desde a fundação do
mundo, caso se arrependam e venham a ele.”(1Ne 10:18)
Q' (a) “ Pois aquele que procurar diligentemente, achará; e os mistérios de Deus
ser-lhe-ão desvendados pelo poder do Espírito Santo,...” (b) “...tanto agora como
no passado e tanto no passado como no futuro; (c) “...portanto, o curso do
Senhor é um círculo eterno.”(1Ne 10:19)
P' “Aqueles que desejam iniquidade”... se tendes procurado praticar a iniquidade nos
dias da vossa provação,"
O' "E o Espírito Santo me dá autoridade para que eu [Néfi] fale dessas coisas e não as
negar."
N' Profecias da vinda de Cristo e outros eventos
M' Dois tipos de registros
L' A Árvore da Vida (1 Ne 15:21)
K' Néfi exorta seus irmãos, eles se humilham diante do Senhor
J' Narrativa sobre a família de Ismael, sua jornada e rebelião contra Néfi (1 Ne 16:34-39)
I' Manutenção de registros (1 Ne 19:1-6)
H' Informação das Placas de Latão (1 Ne 22:1)
G' A Casa de Israel é dispersa (1 Ne 22:3)
F' Deus protege os justos (1 Ne 22:17)
E' Testemunho de Cristo (1 Ne 22:21)
D' Todos os justos conhecerão a Cristo (1 Ne 22:)
C' O Santo de Israel reina (1 Ne 22:26)
B' Arrependimento (1 Ne 22:28)
A' Conclusão (1 Ne 30-31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário