Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Lição 8 Escola Dominical – Doutrina do Evangelho


O LIVRO DE MÓRMON

Lição 8 Escola Dominical – Doutrina do Evangelho
“Oh! Quão Grande É a Bondade de Nosso Deus” 2º Néfi 6 – 10
                   
Néfi começa escrevendo sobre os ensinamentos de seu irmão Jacó. Possivelmente o povo estava reunido em uma conferencia logo após a divisão dos lamanitas. Em 2º Néfi 6 lemos:



1 AS palavras de Jacó, irmão de Néfi, dirigidas ao povo de Néfi:

2 Eis que, meus queridos irmãos, eu, Jacó, tendo sido chamado por Deus e ordenado conforme sua santa ordem; e tendo sido consagrado por meu irmão Néfi, a quem tendes por rei ou protetor e de quem dependeis para vossa segurança, eis que sabeis que vos disse muitas coisas.

3 Não obstante, falo-vos novamente, pois desejo o bem-estar de vossa alma. Sim, minha ansiedade por vós é grande e vós sabeis que sempre tem sido. Porque vos tenho exortado com toda a diligência e tenho-vos transmitido as palavras de meu pai; e tenho-vos falado sobre todas as coisas que foram escritas desde a criação do mundo.

Quando não temos uma bússola podemos
nos perder, ou até mesmo ter uma
opinião diferente de outras pessoas de
onde está o Norte ou uma determinada
direção. Sem ela estaremos perdidos. Os
princípios do evangelho são semelhantes
e embora as pessoas entendam um
princípio de forma diferente a verdade
nunca muda. Termos sido ensinados
pelos profetas nesta última dispensação e
agora temos apenas que seguir a direção
que eles tão inspiradamente nos ensinam,
ou nos perderemos no caminho.2

                12º Presidente da Igreja, Spencer Wolley Kimball (28/Março/1895 — 5/Novembro/1985)
O Presidente Spencer W. Kimball ensinou:  Agora, em relação a esta doutrina, eu vos digo que não é uma questão de opinião. Isto não éalgo que podemos ficar argumentando.  Um dia o livro da vida irá mostrar todas as atividades das pessoas deste mundo, e o livro dos anjos mostrará a história completa de todo ser humano – das coisas que fez na luz e nas trevas, tudo o que foi falado em lugares escondidos e em lugares abertos, todos os pensamentose todas as ações, tenhamsido elas boas ou más.  Não tem como escapar disto. Um juizjusto e honesto dará todo o valor para as suas boas obrase não será esquecido de nada.

Agora, meus irmãos e irmãs, se eu encontrar qualquer de vocês do outro lado do véu –e sei chegarei lá antes  –vocês não poderão chegar até mim e dizer “Você nunca me falou sobre isto. Eu não entendi. Ninguém me preveniu sobre isto”. (BYU Devotional, 30 September 1973).

1. Por meio de Sua expiação, Jesus Cristo oferece a redenção da morte física e da morte espiritual.
2º Néfi 9 contém um discurso de Jacó, um dos irmãos mais novos de Néfi, sobre a expiação de Jesus Cristo, que é o evento maisimportante do plano de salvação. Jacó se referiu à morte física e à morte espiritual:

A morte física é a morte do corpo físico e a separação do espírito do corpo físico. Em conseqüência da queda de Adão, todas as pessoas sofrerão a morte física. (2 Néfi 9:6) Em 2 Néfi 9, Jacó usa as seguintes palavras e expressões para referir-se à morte física: “morte” (versículo 6), “morte do corpo” (versículo 10) e “sepultura” (versículo 11).

A morte espiritual é a separação da presença de Deus. Somos todos separados de Deus por causa da queda de Adão. (2 Néfi 9:6)

Distanciamo-nos ainda mais de Deus quando pecamos. (Romanos 3:23; Alma 12:16; Helamã 14:18).
O que o Salvador fez para vencer a morte física e a morte espiritual? (Ver 2 Néfi 9:5–7, 12, 21–22; ver também Lucas 22:44; Mosias 3:7; D&C 19:16–19).

Por meio da expiação de Jesus Cristo, todas as pessoas serão levadas de volta à presença de Deus para serem julgadas. (2 Néfi 2:10; 9:15) Contudo, nem todos “poderão ser salvos no reino de Deus” nem terão permissão para habitar na presença de Deus eternamente. (2 Néfi 9:23; Mórmon 7:7). De acordo com Jacó, quais são algumas coisas que precisamos fazer para sermos “salvos no reino de Deus”

a. Crer em Jesus Cristo, o Santo de Israel e vir a Ele. (2 Néfi 9:18, 23–24, 41).
b. Suportar as cruzes do mundo e desprezar a vergonha do mundo. (2 Néfi 9:18)
c. Dar ouvidos à voz do Senhor. (2 Néfi 9:21). Ver D&C 1:38; 18:33–36; 88:66.3
d. Arrepender-nos, batizar-nos e perseverar até o fim. (2 Néfi 9:23–24)
e. Ter mente espiritual (2 Néfi 9:39; ver também Romanos 8:5–8.)
f. Lembrar as palavras de Deus. (2 Néfi 9:52). Ver 3 Néfi 15:1.
g. Orar continuamente e dar graças. (2 Néfi 9:52)

2. Certas atitudes e ações impedem-nos de receber todas as bênçãos da expiação

2 Néfi 9:27–38. Explique-lhes que além de falar dos requisitos para o recebimento de todas as bênçãos da expiação, Jacó falou das atitudes e ações que nos impedem de alcançar essas bênçãos.

a. Transgredir os mandamentos e desperdiçar os dias de nossa provação. (2 Néfi 9:27) No Livro de Mórmon, os profetas muitas vezes se referem a nossa vida na Terra como um “estado de provação” ou um período para sermos provados (2  Néfi 2:21; ver também 2 Néfi 2:30; Mórmon 9:28;  Alma 34:31–33; Helamã 13:38.)

b. Pôr a instrução, o dinheiro e outros ídolos acima de Deus. (2 Néfi 9:28–30, 37; Jacó 2:18–19).

c. Ser cego e surdo espiritualmente. (2 Néfi 9:31–32)

d. Ser “*incircunciso+ de coração”. (2 Néfi 9:33) Na antiga Israel, um homem que fosse incircunciso estava quebrando um convênio com Deus. (Gênesis 17:11, 14).

e. Mentir e praticar assassinato e prostituição. (2 Néfi 9:34–36)
Sem a expiação estaríamos todos perdidos e jamais voltaríamos a presença de Deus. Jacó deixou isto bem claro em 2 Néfi 9:7-9:

Portanto é necessário que haja uma expiação infinita - porque se a expiação não fosse infinita, esta corrupção não poderia revestir-se de incorrupção. Portanto o primeiro julgamento que recaiu sobre o homem deveria ter durado eternamente.

Pois eis que se a carne não mais se levantasse, nossos espíritos estariam à mercê daquele anjo que caiu da presença do Eterno Deus e tornou-se o diabo, para não mais se levantar.

  E nosso espírito deveria tornar-se como ele e nós nos tornaríamos diabos, anjos de um diabo.
O caminho que nos leva a presença de Deus é um caminho estreito e apertado. Não estamos em uma corrida e não importa se somos os primeiros ou os últimos, o que importa é que cheguemos lá com nossas famílias. Ele ensinou: Ó, meus amados irmãos, lembrai-vos de minhas palavras. Eis que tiro minhas vestimentas e sacudo-as diante de vós; rogo ao Deus de minha salvação que me olhe com seus olhos que tudo vêem; e sabereis portanto, no último dia, quando todos os homens serão julgados por suas obras, que o Deus de Israel testemunhou que sacudi vossas iniqüidades de minha alma e que me apresento limpo ante ele e
estou livre de vosso sangue.

Portanto não despendais dinheiro naquilo que não tem valor, nem vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer. Ouvi-me atentamente e lembrai-vos das palavras que disse; e vinde ao Santo de Israel e fartai-vos daquilo que não perece nem pode ser corrompido; e deixai que vossa alma se deleite na abundância. (2 Néfi 9:44, 51) Jacó concluiu seus ensinamentos mostrando que o Salvador se chamaria Cristo e nasceria no único lugar em que o povo teria coragem de matá-lo devido a iniquidade que existiria e que nenhuma outra nação teria coragem de fazer o mesmo ao seu Deus(2 Néfi 10:3). Por fim Jacó profetiza de que nesta terra (Américas do Sul, Central e do Norte) seria uma terra de liberdade e que não haveria reis nesta terra (2 Néfi 10:11) o que se cumpriu até hoje.

Pontos para ponderar:
Estou sendo guiado pelo Senhor através dos líderes escolhidos?
Tenho coragem suficiente para segui-los?
Tenho entendimento e um testemunho pessoal da expiação ?
Próxima Lição Número 9 - 2º Néfi 11 - 25

           Preparado por Roberto Gaertner - Escola Dominical Ala Barigui – 201

Nenhum comentário:

Postar um comentário