Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

domingo, 23 de setembro de 2018

GEOGRAFIA - Jornada de Três Dias ao “Rio de Águas”



Extraido do livro Step by Step Through the Book of Mormon

(Passo a Passo Através do Livro de Mórmon) de Alan C. Miner
www.ancientamerica.org

Citado em Lehi in the Wilderness (Leí no Deserto) de George Potte
e Richard Wellington. www.nephiproject.com

Tradução Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil - Janeiro/2007 de.jerusalem.as.americas@gmail.com


6 E aconteceu que depois de haver viajado três dias pelo deserto, ele armou sua tenda num avale, à margem de um rio de águas.
9 E quando meu pai viu que as águas do rio desaguavam na fonte do Mar Vermelho, falou a Lamã, dizendo: Oh! Tu poderias ser como este rio, continuamente correndo para a fonte de toda retidão! (1 Néfi 2: 6, 9)

Teoria de George D. Potter:

[George D. Potter, "A New Candidate in Arabia for the Valley of Lemuel," (Novo Candidato na Arábia para o Vale de Lemuel"), Journal of Book of Mormon Studies, (Jornal de Estudos do Livro de Mórmon) Vol. 8, Num.1, FARMS, 1999

Acima: O Rio Lamã desaguando no Mar Vermelho.  Aqui vemos onde o Wadi Tayyib al-Ism encontra o Mar Vermelho.

O Vale de Lemuel ficava "nas margens, perto [da] desembocadura [do Mar Vermelho]"

  8 E aconteceu que deu ao rio, que desaguava no Mar Vermelho, o nome de Lamã; e o vale ficava nas margens, perto de sua desembocadura. 1 Né. 2: 8

Este vale também fica na distância de uma jornada de "três dias pelo deserto".

6 E aconteceu que depois de haver viajado três dias pelo deserto, ele armou sua tenda num avale, à margem de um rio de águas. 1 Né. 2: 6


De acordo com George Potter, se o significado de "margem" estiver relacionado com as montanhas e se o termo "deserto" estiver associado com a Arábia, que começa na ponta do Golfo de Aqaba, então a procura para a localização do Vale de Lemuel se torna muito mais específica.

Península do Sinai
A Península do Sinai ao centro vista do Space Shuttle STS040. O Golfo de Suez fica a oeste e o Golfo de Aqaba a leste. (Foto NASA)

Nigel Groom, um especialista na Trilha do Incenso, observou que um camelo de viagem com carga viaja "pouco menos de 4 km por hora" e "raramente excede a 40 km por dia".

Alan Keohane, que viveu e viajou com uma tribo de beduínos por um ano, relata que eles viajavam cerca de 65 km por dia, quando viajavam em direção das pastagens de inverno.


Falando razoavelmente, a família de Leí pode ter viajado com camelos pelas boas trilhas, algo em torno de 40 a 50 km por dia. Potter escreve:


Para sermos moderados, sentimos que devíamos ter uma leitura de odômetro de menos de 120 milhas. Como nosso odômetro registrou 115 km desde o Porto de Aqaba, o Wadi Tayyib al-Ism mudou o curso exatamente do sul para o sudoeste e encabeçou na direção do Monte Jabel Mazenfah e do Mar Vermelho.

Na marca dos 117,5 km chegamos a um bosque que fica mais a leste do oásis das Águas de Moisés. A aproximadamente um quilômetro e meio abaixo, Vale Wadi Tayyib al-Ism estreita-se num desfiladeiro espetacular. Neste local chegamos a um pequeno rio (mas que flui continuamente) [De modo impressionante nós refizemos o que teria sido a viajem de "três dias pelo deserto" e chegamos "ao rio que desaguava no o Mar Vermelho" que ficava "num vale" (1 Néfi 2:6) e então estávamos prestes a armar nosso acampamento, (ou "armar [nossas] tendas") à margem de um rio de águas.



Quando pensamos dessa forma, o registro de Néfi se torna realmente excepcional. Parece haver apenas um rio perene em todo o sul da Arábia, um país quase do tamanho da Europa, entretanto as palavras de Néfi ainda nos levam até ele.


Como [Joseph Smith] poderia ter conhecimento da geografia específica que se vê quando se viaja ao sul, ao longo da praia do Golfo de Aqaba? Como ele poderia ter conhecimento de que o nome Midian significa "à margem de um rio de águas"? Como ele poderia ter tido conhecimento de que há duas cadeias de montanhas em Midian, uma perto e outra mais perto ainda, do Mar Vermelho? Como ele poderia saber que havia uma boa trilha através da costa das montanhas da "Arábia rochosa", e que a trilha leva para um (único) lugar - um rios de águas correntes?. Só pode haver uma única explicação. Néfi tinha realmente viajado por esta trilha.

Fonte: Wikipedia - Midian (Hebreu: מִדְיָן‎), Madyan (Arábico: مدين‎), ou Madiam (Grego: Μαδιάμ, Μαδιανίτης para um Midianita) é um lugar geográfico e um povo mencionado na Bíblia e no Qur'an. Acredita-se que se localizava no noroeste da Arábia no litoral do Golfo de Aqaba[1] e norte do Mar Vermelho.[2] Alguns estudiosos dizem que não era uma area geográfica mas uma união de tribos.[3] Midian era um filho de Abraão.[4] Na pronúncia do modern idioma hebreu, "Midyan", é o resultado de uma vogal normal mudando o som de uma “a” para um “i” (compare Miryam, em hebreu,versus Mariam em grego, ou Maryam em Arábico).


[George Potter e Richard Wellington, Following the Words of Nephi: Part One: Discovering the Valley of Lemuel, Unpublished Manuscript, 1999, p. 21, 32-34, 74], p. 62] (George Potter e Richard Wellington, Seguindo as Palavras de Néfi: Parte Um: Descobrindo o Vale de Lemuel)

Copyright © 1999-2002 Ancient America Foundation. 
http://www.ancientamerica.org aaf@ancientamerica.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário