Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SAÚDE - Teste de Depressão de Beck*

http://www.psychologia.edu.pl/images/stories/grace/aaron_beck.jpg

Segundo OMS, 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo.
Para se ter uma ideia, é um número quase quatro vezes maior do que o de 
portadores de HIV/Aids (33 milhões). Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking 
da prevalência da doença em países em desenvolvimento. Repasse este Email 
a 10 dos seus amigos. Certamente, pelo menos um deles vai agradecer.
Apesar de que o Teste de Beck não é difícil nem demorado de ser 
aplicadonão se deixe enganar por simplicidade. Ele é uma das mais 
sofisticadas ferramentas para diagnosticar a depressão.

Estudos científicos nas últimas décadas têm demonstrado que este teste 
é altamente preciso e útil para diagnosticar e medir a depressão. Num 
estudo feito em hospital de emergências psiquiátricas nos Estados Unidos,
descobriu-se que teste similar detectou sintomas de depressão mais frequentemente do que entrevistas formais com médicos clínicos 
experientes que não utilizavam o teste. Leia cada item cuidadosamente 
depois digite na coluna "B" o número (0), (1), (2) ou (3) ao lado da 
resposta que melhor reflete como você tem se sentido nos últimos dias.

Certifique-se de marcar somente um número para cada uma das 22 
questões. 
Várias questões perguntam se você tem experimentado recentemente 
 algum sintoma em particular, tais como irritabilidade ou insônia, "um 
pouco mais que o usual" ou "mais do que antes". Se os sintomas têm 
sido presentes por um longo tempo por causa de depressão crônica 
ainda não diagnosticada, você deve responder à questão baseado na 
comparação de como você está se sentindo agora com como você se 
sentia na última vez em que se sentia feliz e não depressivo, então 
responda baseado na comparação de como está se sentindo agora com 
como você imagina ser o normal de como uma pessoa não depressiva 
deveria se sentir.

Agora você pode avaliar sua depressão de acordo com a tabela abaixo. 
O maior número total corresponde à depressão mais severa e o menor 
número total corresponde ao melhor modo de como você pode se sentir. 
Você pode usar o Teste de Depressão de Beck com segurança para 
diagnosticar-se e monitorar seu progresso durante eventual tratamento 
numa periodicidade de, no mínimo, 1 vez por semana.

IT A B AFIRMATIVAS
1 0 Eu não me sinto triste.
1 Eu me sinto triste.
2 Eu me sinto triste todo o tempo e não posso evitar.
3 Eu me sinto tão triste ou infeliz que não posso aguentar.
2 0 Eu não sou desencorajado com respeito ao futuro.
1 Eu me sinto desencorajado com respeito ao futuro.
2 Eu sinto que não tenho esperanças com respeito ao futuro.
3 Eu sinto que o futuro é sem esperança e que as coisas não 
têm como melhorar.
3 0 Eu não sinto que falhei.
1 Eu sinto que falhei mais do que uma pessoa normal.
2 Quando olho para trás na minha vida, tudo o que posso ver é 
uma sucessão de falhas.
3 Eu sinto que sou uma falha total como pessoa.
4 0 Eu sinto muita satisfação nas coisas que costumo fazer.
1 Eu não sinto satisfação nas coisas que costumo fazer.
2 Eu não sinto mais satisfação em nada do que faço.
3 Eu me sinto insatisfeito ou aborrecido com tudo.
5 0 Eu não me sinto particularmente culpado.
1 Eu me sinto culpado uma boa parte do tempo.
2 Eu me sinto culpado a maior parte do tempo.
3 Eu me sinto culpado todo o tempo.
6 0 Eu não sinto que esteja sendo punido.
1 Eu sinto que posso ser punido.
2 Eu espero que seja punido.
3 Eu sinto que estou sendo punido.
7 0 Eu não me sinto desapontado comigo mesmo.
1 Eu me sinto desapontado comigo mesmo.
2 Eu estou desgostoso comigo mesmo.
3 Eu me odeio.
8 0 Eu não me sinto pior do que qualquer pessoa.
1 Eu sou crítico comigo mesmo por causa das minhas fraquezas 
ou erros cometidos.
2 Eu me aborreço comigo mesmo todo o tempo por causa dos 
meus erros.
3 Eu me envergonho de mim mesmo por todas as coisas ruins 
que acontecem.
9 0 Eu nunca pensei em suicídio.
1 Eu já pensei em suicídio mas não gostaria de cometê-lo.
2 Eu gostaria de me suicidar.
3 Eu me suicidaria se tivesse uma chance.
10 0 Eu não choro mais que o usual.
1 Eu choro mais atualmente do que antes.
2 Atualmente eu choro todo o tempo.
3 Eu costumava chorar mas atualmente eu não consigo chorar 
nem quando sinto vontade de chorar.
11 0 Eu não me sinto mais irritado com as coisas do que antes.
1 Agora eu me sinto ligeiramente mais irritado ou nervoso com 
as coisas do que antes.
2 Eu me sinto irritado ou nervoso a maior parte do tempo.
3 Atualmente eu me sinto sempre irritado ou nervoso.
12 0 Eu não perdi o interesse pelas outras pessoas.
1 Eu estou menos interessado pelas outras pessoas do que antes.
2 Eu perdi meu interesse pelas outras pessoas.
3 Eu perdi todo meu interesse pelas outras pessoas.
13 0 Eu tomo decisões facilmente.
1 Tenho sentido dificuldade para tomar decisões.
2 Atualmente eu tenho muito mais dificuldade de tomar decisões 
do que antes.
3 Eu não consigo mais tomar decisões.
14 0 Eu não sinto que eu me pareça pior do que antes.
1 Eu me sinto triste porque estou parecendo mais velho ou menos 
atraente do que antes.
2 Eu sinto que há mudanças permanentes em minha aparência 
que me tornam não atraente.
3 Eu acredito que pareço feio.
15 0 Eu consigo trabalhar tão bem quanto antes.
1 Eu preciso fazer um esforço extra para começar a fazer algo.
2 Eu preciso empurrar a mim mesmo com muita força para fazer 
qualquer coisa.
3 Eu não consigo trabalhar.
16 0 Eu durmo tão bem quanto antes.
1 Eu não durmo tão bem quanto antes.
2 Eu me acordo 2 ou 3 horas antes que o usual e tenho 
dificuldade para voltar a dormir.
3 Eu me acordo várias horas antes que o usual e não consigo 
voltar dormir.
17 0 Não me sinto mais cansado do que o normal.
1 Eu me canso mais facilmente do que antes.
2 Eu me canso ao fazer qualquer coisa.
3 Eu me sinto muito cansado para fazer qualquer coisa.
18 0 Meu apetite não é pior do que antes.
1 Meu apetite não é tão bom como costumava ser.
2 Meu apetite está muito pior atualmente.
3 Eu não tenho mais apetite.
19 0 Eu não tenho perdido peso, ou muito pouco.
1 Eu perdi mais que 2 quilos nos últimos meses.
2 Eu perdi mais que 3 quilos nos últimos meses.
3 Eu perdi mais que 5 quilos nos últimos meses.
20 0 Não estou mais preocupado com minha saúde do que antes.
1 Eu estou muito preocupado com problemas físicos, dores, 
úlceras estomacais ou constipação.
2 Eu estou muito preocupado com problemas de saúde e é difícil 
pensar muito sobre eles.
3 Eu estou tão preocupado com problemas físicos e de saúde que 
não posso mais pensar sobre eles.
21 0 Não tenho notado qualquer mudança recente em meu interesse 
por sexo.
1 Estou menos interessado em sexo do que antes.
2 Estou muito menos interessado em sexo atualmente.
3 Perdi completamente meu interesse por sexo.
22 0 Eu não penso em morrer.
1 Eu penso em morrer.
2 Eu queria morrer.
3 Eu penso que deveria morrer.
TOTAL 0 Some os pontos que você marcou e veja o resultado:
RESULTADO:
1 a 10 Esses altos e baixos do humor são considerados normais.
11 a 17 Leve distúrbio de humor.
18 a 22 Fronteira da Depressão Clínica.
23 a 33 Depressão moderada.
34 a 44 Depressão severa.
45 a 66 Depressão extrema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário