Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ARQUEOLOGIA - Stele

Stele
Wikipedia, a enciclopédia livre

À esquerda, Stela N de CopánHonduras, apresentando o Rei K'ac Yipyaj Chan K'awiil conforme desenho de Frederick Catherwood 1839
Stele, do Grego: στήλη stēlē Plural: stelae /ˈstiːlaɪ/, στλαι stēlai; também encontrado: latinisado, Singular: stela e Anglicisado:
 Acima antiga stele funerária grega de Thrasea e Euandria. Mármore, 375-350 BC.  Antikensammlung Berlin,Pergamon Museum, 738
Plural: steles. É uma rocha ou lage de madeira, geralmente mais alta do que larga, erigida com  propósitos funerais ou comemorativos, a maioria usualmente decorada com nomes e títulos do falecido ou do vivo homenageado - com inscrições, esculpida em relevo (baixo-relevorelevo escavadoalto-relevo, etc.), ou pintado. Também pode ser usada como marca territorial para delinear propriedade de terras.

História e função

À esquerda, antiga stele funerária grega de Thrasea e Euandria. Mármore, 375-350 BC.  Antikensammlung Berlin,Pergamon Museum, 738
Stelae também foram usadas como demarcadores teritoriais, como as stelae fronteiriças de Akhenaton em Amarna,[1] ou para comemorar vitórias militares.[2] Elas foram largamente usadas no Antigo Oriente MédioGréciaEgitoEtiópia, e, provavelmente, de forma mais independente na China e em outras partes do Extremo Oriente, e certamente de maneira ainda mais independente pelas civilizações Mesoamericanas, notavelmente pelos Olmecas[3]  Maias. [4] 
O grande número de stelae subsistentes do antigo Egito e da América Central constitui uma das maiores e mais significativas fontes de informação dessas civilizações. A stele informativa de  Tiglath-Pileser III está preservada no Museu Britânico. Duas stelae construídas nas paredes de uma igreja são os maiores documentos relativos à Linguagem Etruscana.

Erigir steles era algo popular na China. Eram constituídas de tabletes retangulares de pedra usualmente inscritas com textos funerais, comerorativos ou edificantes. Apesar de as primeiras steles, inspiradas pelos budistas datarem da primeira metade do Século V, sua forma visual não caiu no uso geral até os últimos anos desse século, e este costume prevaleceu até o fim do Século VI. A partir de então, o desenho das stelaes distanciou-se da pura influência budista e elas se tornaram expositores de textos principalmente elogiosos ou comemorativos. Elas eram colocadas em frente a tumbas para anunciar o nome da pessoa sepultada naquele lugar, freqüentemente apresentando detalhes da vida do falecido, ou eram providenciadas para comemorar um incidente particular ou evento, e para dar detalhes do propósito da ocasião.

Erigir steles em tumbas ou templos finalmente se tornou um fenômeno social e religioso largamente difundido. Imperadores descobriram ser necessário promulgar leis que regulavam o uso de steles funerárias pela população. As leis da Dinastia Ming, instituídas no Século XIV por seu fundador, o Imperador Hongwu, alistou um número de steles disponíveis como símbolo de status a várias classes da nobreza e oficialismo: os principais nobres e mandarins foram enaltecidos por steles instaladas em cima de uma tartaruga de pedra e coroados com dragões sem chifres, enquanto que os oficiais de níveis mais baixos ficaram satisfeitos com steles de topos redondos e planos sobre pedestais retangulares simples.[5]

Uma quantidade desses monumentos de pedra têm preservado a origem e a história de religiões minoritárias da China. Os cristãos de Xi'an, do Século VIII deixaram a Stele Nestorian, que sobreviveu eventos adversos da história ficando enterrada por vários séculos. Steles criadas pelos Judeus Kaifeng em 1489, 1512, e 1663, sobreviveram a repetidas inundações do Rio Amarelo que destruiu suas sinagogas várias vezes, para nos dizerem algo a respeito do seu mundo. Os Muçulmanos da China têm uma quantidade de steles de considerável antiguidade também, freqüentemente contendo tanto textos chineses quanto arábicos.

Milhares de steles, suplantando as exigências originais, e não mais associadas às pessoas em homenagem de quem foram erigidas, têm sido reunidas no Museu "Stele Forest", em Xi'an, se tornando uma atração turística popular. Entretanto, muitas steles desnecessárias também podem ser encontradas em lugares seletos em Beijing, tal como Dong Yue Miao, o Templo de Cinco Pagodes, e Bell Torre, também reunidas para atrair turistas e como um meio de resolver um problema encontrado pelas autoridades locais de não ter o que fazer com elas. As longas, prolixas e detalhadas inscrições nestas steles são quase impossíveis de se ler e a maioria são levemente gravadas em mármore branco em caracteres com apenas três centímetros ou menos de tamanho, dificultando assim a leitura, já que as lages freqüentemente  possuem dez pés de altura ou mais. Muito raramente as inscrições são memoráveis ou de qualquer interesse.

Rochas verticais inacabadas, sem inscrições, na Líbia, do norte da África para a Escócia eram monumentos da cultura pré-literata Megalitica na Idade da Pedra. As rochas Pictish da Escócia, freqüentemente de escultura intrincada, data do Século VI ao Século IX.

Obelisco é um tipo especializado de stele. As Altas Cruzes Insulares da Irlanda e Bretanha são stelae especializadas. Assim também o Totem das Américas do Norte e do Sul são um tipo de stelae. Pedras gravadas  com epitáfios também são tipos de stelae.

Mais recentemente, no Memorial aos Judeus Assassinados na Europa em Berlin, o arquiteto Peter Eisenman criou um campo de umas 2.700 stelae brancas.[6] O memorial foi criado para ser "lido" não apenas como um campo, mas tambem como um apagamento dos dados que se referem à memória do Holocausto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário