Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

HISTÓRIA DA RELIGIÃO - Joseph Smith Jr.


BBC

·         Skip to content

·         Skip to local navigation

·         Skip to bbc.co.uk navigation

·         Skip to bbc.co.uk search

·         Help

·         Accessibility Help

Joseph Smith
Última atualização 2009-10-05

Tradução por Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil – Dez.2012


A história de Joseph Smith, o profeta e fundador [restaurador] do Século XIX de “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

Nesta página
·         As primeiras revelações
·         A vida de Joseph Smith
·         Mais
·         Imprimir esta página

As primeiras revelações

Joseph Smith
Joseph Smith ©

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada [N.T. o termo correto é restaurada] por Joseph Smith no Estado de Nova York, USA em [N.T. 06 de Abril de] 1830.

Smith recebeu uma revelação de Deus, inicialmente através de um anjo [Moroni] e depois através de um livro inscrito sobre placas [de metal] douradas.

Smith traduziu os registros das placas como O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo, que conta a história de antigos povos das Américas. Ele foi publicado em 1830.

A Igreja
A Igreja foi fundada [restaurada] em 1830 e logo atraiu membros. Desde o início ela tentou ativamente converter pessoas e enviar missionários para conquistar membros.

A primeira reunião d’A Igreja, numa fazenda no Estado de New York em 6 de Abril de 1830 ©

A Igreja também atraiu inimigos e foi perseguida pelos membros das principais igrejas cristãs. O próprio Smith foi aprisionado mais de trinta vezes por causa de sua fé.

Em 1836 o primeiro Templo foi dedicado em Kirtland, Ohio.

A Cidade de Nauvoo
A igreja continuou a crescer, sendo que muitos de seus membros eram conversos da Inglaterra. Mas a perseguição também continuou e finalmente expulsou os “mórmons” para Ilinois, onde construíram uma nova cidade, onde puderam viver e adorar em paz, nas margens do rio Mississipi.

A Morte de Joseph Smith
A esperança dos membros d’A Igreja de que eles encontrariam paz em Nauvoo foi [transformada em] desapontamento e a perseguição continuou.

Joseph Smith aprisionado em diversas ocasiões, e em 1844 a cadeia onde ele e seu irmão [mais velho] estavam sendo mantidos foi atacada por um populacho armado, e ambos foram assassinados a tiros.
A Vida de Joseph Smith

“Um autêntico gênio religioso"
Joseph Smith, fundador [restaurador] de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi descrito pelo Professor Harold Bloom como “um autêntico gênio religioso”.
Joseph Smith ©

Ele nasceu numa família pobre em 1805 na localidade de Sharon, Vermont, USA, o quinto de onze filhos.

Pelo fato de sua família ser tão pobre, Joseph recebeu muito pouca instrução escolar – aprendendo apenas matemática básica e leitura. Mas ele despendeu muito tempo no estudo da Bíblia.

Mais tarde a família se mudou para Palmyra, em Nova York. Era uma época de reavivamento religioso e o jovem Joseph não estava certo de que versão de cristianismo ele deveria seguir. Ele encontrou na Bíblia um texto que orientou-o a perguntar a Deus o que fazer.

A Visão
Joseph foi para um bosque e orou pedindo orientação, então teve uma visão de Deus o Pai e Jesus Cristo. Joseph escreveu?

Eu vi uma coluna de luz exatamente acima da minha cabeça, superior ao brilho do sol, que desceu gradualmente até cair sobre mim.
Joseph Smith

Dois seres apareceram dentro da luz “cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição”. Um deles chamou meu nome, apontando para o outro, e disse:

“Este é o Meu Filho Amado. Ouve-O”

Cristo disse a Joseph que ele não deveria se unir a nenhuma igreja existente, mas deveria ser um agente de Deus para restaurar a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

Esta visão e seus efeitos sobre Joseph estão em estreita comparação com a visão de Paulo na estrada de Damasco.

Joseph voltou para casa e contou [a experiência que vivera] à [sua] família. Eles o apoiaram, apesar de que as igrejas locais, não surpreendentemente, foram altamente críticas.

O Livro Dourado
Tres anos mais tarde, Smith foi visitado pelo anjo Moroni que lhe disse que ele deveria desenterrar e traduzir um livro sagrado escrito sobre placas de ouro [douradas], que continham os registros religiosos dos profetas da América antiga. Smith quis tomar as placas imediatamente mas foi advertido por Moroni para não fazê-lo.
Cumorah, onde as placas douradas foram encontradas ©

Quatro anos mais tarde Smith removeu as placas e levou 3 meses traduzindo as palavras gravadas nelas como O Livro de Mórmon.

Restauração d’A Igreja
Antes que Joseph pudesse cumprir a tarefa de restaurar A Igreja foi necessário a ele receber autoridade para fazê-lo. Esta autoridade pode vir somente de Deus.

Em 1829 Joseph foi visitado por João Batista, que colocou suas mãos sobre a cabeça de Smith e seu colega Oliver Cowdery e deu-lhes a autoridade do Sacerdócio Aarônico.

Logo depois os Apóstolos Pedro, Tiago e João apareceram a Joseph e Oliver e deram-lhes a autoridade do Sacerdócio de Melquideque.

Com esta autoridade sacerdotal, Smith fundou [restaurou] A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Fayette, Estado de Nova York State em 6 de Abril de 1830.

Joseph começou a construção da Igreja restaurada continuando a receber orientação direta de Deus sobre como fazê-lo.

Durante o resto de sua curta vida ele traduziu mais escrituras, e escreveu mais revelações de Deus, que formam a maior parte da doutrina d’A Igreja atualmente.

Ele também fundou o programa missionário d’A Igreja, construiu várias cidades e foi candidato à presidência da república dos Estados Unidos da América.

Em 1836 o primeiro Templo foi dedicado em Kirtland, Ohio.


A cadeia de Carthage em Illinois onde Joseph Smith foi assassinado©

Ele sofreu muita perseguição, sendo encarcerado mais de trinta vezes (apesar de nunca se considerado culpado), bem como tendo sido coberto com betume e penas.

A perseguição finalmente levou à sua morte com a idade de 38 anos. Joseph e seu irmão Hyrum foram assassinados a tiros em 27 de Junho de 1844 por uma turba de 150 homens enquanto estavam encarcerados na cadeia de Illinois acusados de motim e traição.

Durante a vida de Joseph A Igreja cresceu de seis para vinte e seis mil membros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário