Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

DOUTRINA - A Expiação de Jesus Cristo

ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND
Do Quórum dos Doze Apóstolos

No Jardim do Getsêmani

Quando era um jovem missionário, o Élder Orson F. Whitney (1855–1931), que mais tarde serviu no Quórum dos Doze Apóstolos, teve um sonho tão impressionante que mudou sua vida para sempre.

terça-feira, 28 de junho de 2011

SIMBOLOGIA - Monstros do Mar

Símbolos Mesoamericanos da Origem dos Jareditas
V. Garth Norman

Tradutor: Lucas Leiva Cavaleiro - Curitiba/Brasil - Junho/2010
V. Garth Norman é Presidente da Ancient America Foundation (AAF-Fundação América Antiga) para pesquisa arqueológica e escriturística profissional e Diretor da Archaeological Research Consultants (ARCON Inc.)

Começou sua carreira arqueológica profissional em 1965 e trabalhou como pesquisador associado da BYU-New World Archaeological Foundation (BYU-Fundação Arqueológica Novo Mundo), projeto de Izapa, México, completando seu maior trabalho no projeto Escultura de Izapa em 1976, que inclui "Stela 5, A Pedra da Árvore da Vida". Seu projeto mais recente tem sido a exploração de um templo natural em Parowan Gap, no sul de Utah, onde ele descobriu uma ligação entre um observatório e calendários da Mesoamérica. Ele foi instrutor do Seminário por dez anos, é graduado em Escrituras Antigas e Arqueologia/Antropologia, e por toda a vida tem se interessado na exploração arqueológica do Livro de Mórmon.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ARQUEOLOGIA - Reexplorando O Livro de Mórmon - introdução

John W. Welch

Traduzido e publicado com autorização pessoal do autor a Elson Carlos Ferreira - Curitiba/Brasil
2011 - de.jerusalem.as.americas@gmail.com
elsonferreira@gmail.com


INTRODUÇÃO

Em Dezembro de 1984 a Foundation for Ancient Research and Mormon Studies (F.A.R.M.S.), sediada em Provo, Utah, emitiu seu primeiro boletim mensal. Esta publicação de uma página anunciou a descoberta de cevada domesticada nas Américas antes de Colombo. Essa descoberta foi significativa, uma vez que Alma 13 diz que a cevada era um cereal nefita. Antes dessa descoberta, entretanto, não existia evidências de cevada cultivada na América antiga. 

ARQUEOLOGIA - Reexplorando O Livro de Mórmon - Prefácio, Biografia e Bibliografia

John W. Welch

Traduzido e publicado com autorização do autor a Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil – Junho/2011 elsonferreira@gmail.com - de.jerusalem.as.americas@gmail.com

Nas semanas subsequentes estarei postando minha tradução dos 85 capítulos do livro “Reexplorando O Livro de Mórmon” (até agora disponível somente em inglês), de autoria de John Woodland Welch. Ele é advogado e professor de religião Santo dos Últimos Dias, e atualmente leciona na J. Reuben Clark Law School da Brigham Young University (BYU).

domingo, 19 de junho de 2011

Comentário Doutrinário do Livro de Mórmon - 003

Autoria de 

Rafael Danton Teixeira da Cunha

De 1 NÉFI a MOSIAS


1 Néfi 1: 16 a 20

16 – E agora eu, Néfi, não faço um relato completo das coisas que meu pai escreveu, pois ele escreveu muitas coisas que viu em visões e em sonhos; e também escreveu muitas coisas que profetizou e disse a seus filhos, das quais não farei um relato completo.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

LINGUÍSTICA - Linguagem com Raízes Semíticas nas Américas

George Potter
Tradutor: Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil – Janeiro/2011

Enquanto tentativas têm sido feitas por estudiosos do Livro de Mórmon para ligar as linguagens mesoamericanas às origens hebraicas ou árabes, as evidências de qualquer ligação lingüísticas ainda são diminutas. Umas poucas palavras semelhantes foneticamente têm sido sugeridas, mas tais semelhanças podem ser encontradas entre quaisquer grupos de linguagem.

terça-feira, 7 de junho de 2011

SAÚDE - Benefícios do Omega 3

BENEFICIOS DO OMEGA 3
 
Omega-3 - É um suplemento alimentar indicado na prevenção primária e secundária da arteriosclerose e da doença coronária. É indicado também como coadjuvante no tratamento da artrite reumatóide e psoríase. Com efeitos nos seguintes parâmetros: