Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ARQUEOLOGIA - Reexplorando O Livro de Mórmon - introdução

John W. Welch

Traduzido e publicado com autorização pessoal do autor a Elson Carlos Ferreira - Curitiba/Brasil
2011 - de.jerusalem.as.americas@gmail.com
elsonferreira@gmail.com


INTRODUÇÃO

Em Dezembro de 1984 a Foundation for Ancient Research and Mormon Studies (F.A.R.M.S.), sediada em Provo, Utah, emitiu seu primeiro boletim mensal. Esta publicação de uma página anunciou a descoberta de cevada domesticada nas Américas antes de Colombo. Essa descoberta foi significativa, uma vez que Alma 13 diz que a cevada era um cereal nefita. Antes dessa descoberta, entretanto, não existia evidências de cevada cultivada na América antiga. 
Desde esse primeiro boletim, pesquisadores têm escrito e feito circular um fluxo constante de descobertas inovadoras. Este livro reúne a maioria, senão todas essas atualizações, com estudos similares feitos nos boletins da F.A.R.M.S. Encapsulados aqui está uma década de empolgantes e frutíferas explorações a respeito do Livro de Mórmon. 

Os boletins são breves, relatórios da nova pesquisa sobre o Livro de Mórmon, que visam alcançar o público em gera. Eles apresentam a essência de um tópico de pesquisa e as novas descobertas que tratam desse tópico. Eles representam estudos contínuos de uma variedade de campos. Eles relatam intrigantes ideias e desenvolvimentos que emergiram enquanto reexploramos O Livro de Mórmon sob muitas perspectivas. 

A maioria dos boletins derramam nova luz sobre uma passagem em particular ou concento do Livro de Mórmon. Esse livro organiza estudos curtos na ordem em que essas passagens chave ou conceitos aparecem no Livro de Mórmon. Além disso, são incluídas novas ilustrações e gráficos. 
Esses boletins foram escritos por muitas pessoas mas foram originalmente publicados como artigos anônimos porque emergiram de esforços de pesquisa colaborativos. Nenhum boletim foi publicado sem estreito escrutínio de vários estudiosos. Notas são acrescentadas ao final de cada capítulo a fim de identificar os principais pesquisadores e para indicar ao leitor os materiais relacionados mais recentes. Em muitos casos, os boletins foram a vanguarda de novas descobertas que foram subsequentemente desenvolvidas, expandidas, debatidas e publicadas em novos artigos especializados ou livros. 

A princípio, a F.A.R.M.S. desejava comunicar seus desenvolvimentos a uma pequena audiência de doadores e pesquisadores, entretanto, os boletins se provaram tão populares que logo foram distribuídos em pacotes anuais. Finalmente a demanda se tornou tão grande que eles se tornaram uma característica regular dos boletins da F.A.R.M.S.1
Original_reexploring_book_of_mormon_product
Os oitenta e cinco capítulos desse livro registram algumas das pesquisas sobre O Livro de Mórmon desde a década de 1980 até 1990. Nem todos os projetos de pesquisa do Livro de Mórmon se prestam a um tratamento curto, mas em muitos casos, um tópico pode ser aberto ao público com tais relatórios. Frequentemente eles permanecem como os mais úteis e concisas declarações disponíveis sobre esses tópicos ou assuntos. 

Esses boletins têm mudado a face das pesquisas do Livro de Mórmon. Já não são mais novos tópicos acadêmicos sobre o Livro de Mórmon guardados em remotos de armários e arquivos desorganizados. Abordagens e descobertas de Hugh Nibley e outros estudiosos da geração passada2 têm se expandido em tipo e número. O respeito para com O Livro de Mórmon tem aumentado. 

Esses boletins interessarão a todas as pessoas que desejam conhecer as novas pesquisas sobre O Livro de Mórmon. Eles serão informativos para a mente inquisitiva, jovens e idosos, que desejam conhecer as questões que muitos estudiosos estão inquirindo, pesquisando e respondendo. Eles apelarão às mentes que gostam de pensar em novas abordagens e prospectam novas informações. Eles apelarão a todos os que gostam de aprender mais sobre O Livro de Mórmon, sua mensagem, linguagem, cenário, seus detalhes surpreendentes, existência miraculosa e missão incomparável. 

As pessoas que acreditam que O Livro de Mórmon é uma escritura antiga, entretanto, descobrem que a inventividade humana nunca será suficiente para responder a todas as questões a respeito de suas origens e conteúdo. Porém, as pessoas podem separar as questões que não podem ser respondidas (no todo ou em parte) daquelas que podem. Então eles podem trabalhar nas que são viáveis, reunir informações relevantes, propor e avaliar possíveis respostas, tanto quanto o atual conhecimento permitir. 
Pensar dessa maneira com respeito a matérias do Livro de Mórmon tem sido parte da história intelectual dos Santos dos Últimos Dias desde a época de Joseph Smith. Depois de ler um extrato do livro de Stephen Richards intitulado Incidents of Travel in Central America, o Profeta comentou:
Joseph Smith, Jr. portrait owned by Joseph Smith III.jpg
"Não podemos deixar de pensar que o Senhor colocou Sua mão ao levar a efeito seu estranho ato e provando que O Livro de Mórmon é verdadeiro aos olhos de todo o povo... O mundo provará que Joseph Smith é um profeta verdadeiro por evidência circunstancial, por experiências, como ele fez com Moisés e Elias.3 Assim, provar e ponderar evidências circunstanciais da veracidade das escritura é um dos propósitos da pesquisa do Livro de Mórmon. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGml0QqpIKiN0cAUFYq7IasqDITRCR2Ukm__-0q9DquM9nINdJEA

Evidência circunstancial, entretanto, não é a primeira fonte do conhecimento de que O Livro de Mórmon é verdadeiro. Talvez a declaração mais clara para esse efeito foi publicada por Brigham Henry Roberts (March 13, 1857 – September 27, 1933) em 1909. Seu comentário clássico lembraça tanto as evidências primárias que vêm do Espírito Santo quanto outras formas de evidências, que apesar de secundária, também podem ser de primeira importância. 
BrighamHenryRoberts.jpg
B. H. Roberts

"É frequentemente o caso de que o devido estabelecimento de um assunto torna a verdade dele auto evidente, e todas as outras evidências se tornam meramente complementos colaterais, e todos os argumentos se tornam de importância secundária, especialmente nesse caso, quando o aparecimento do Livro de Mórmon para a aceitação do mundo; em cujo assunto temos o direito de esperar e a certeza no próprio livro que receberemos, a cooperação de agentes divinos para confirmar à almas dos homens a verdade do registro nefita; que esse registro foi escrito em primeira instância por divino mandamento, pelo espírito de profecia e de revelação; e que ele foi preservado pela guarda angelical e por último foi trazido por revelação e traduzido pelo que os homens consideram meios miraculosos, por isso é oferecido pela providência divina... que sua verdade será atestada aos indivíduos pelas operações do Espírito Santo sobre a mente humana..."

"Esta deve ser a principal fonte de evidências para a verdade do Livro de Mórmon; todas as outras evidências são secundárias a esta, a primária e infalível. Nenhum arranjo de evidências, por mais habilidosamente que seja ordenado; nenhum argumento, por mais habilmente que seja formulado, pode jamais tomar seu lugar, pois esse testemunho do Espírito Santo à alma do homem em favor da verdade do volume de escrituras nefita e a evidência de Deus com respeito à verdade..."
Para ser conhecida, a verdade deve ser declarada e quanto mais clara e completa for a declaração, melhor oportunidade o Espírito Santo terá para testificar à alma dos homens que que a obra é verdadeira..., entretanto, eu não teria pensado que a evidência e argumento apresentados aqui são importantes, muito menos desnecessários. Em segundo lugar, evidências em apoio da verdade, como causas secundárias em fenômenos naturais, podem ser primeira importância e poderosos fatores na execução dos propósitos de Deus.4

Todos os que têm empregado seu tempo e talentos na tarefa de pesquisar e escrever esses boletins ecoam essas convicções e perspectivas do Elder Roberts. 

Em adição ao agradecimento àqueles que têm contribuído com suas pesquisas através dos anos para esses boletins, meus colegas se eu agradecidamente reconhecemos as muitas pessoas que têm ajudado a produzir e circular, especialmente a Janet Twigg, Brenda Miles, Shirley Ricks, e Melvin Thorne, e, por seu trabalho nesse livro, Carolyn Cannon. A preparação desse volume para publicação, especialmente a adição de ilustrações, foram possíveis por um presente do Sr. e Sra. Robert Grow, em honra de seus filhos. Todos os lucros pela venda desse livro são dedicados à continuação do trabalho de pesquisa do Livro de Mórmon. 

John W. Welch

Notas

1. Interessados em receber boletins seis vezes por ano, é convidado a fazer contato com a  F.A.R.M.S. at P.O. Box 7113, University Station, Provo, UT 84602.

2. Ver especialmente os volumes 5-8 em Book of Mormon in The Collected Works of Hugh Nibley (Salt Lake City: Deseret Book Company e F.A.R.M.S., 1987-88).

3. Joseph Fielding Smith, ed. and comp., Ensinamentos do Profeta Joseph Smith (Salt Lake City: Deseret Book, 1976), 267.

4. B. H. Roberts, New Witnesses for God, 3 vols. (Salt Lake City: Deseret Book, 1909), 2:vi-viii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário