Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

sábado, 10 de julho de 2010

GEOGRAFIA - Testemunhas Oculares dos Locais do Livro de Mórmon

Alan C. Miner
Step by Step Through the Book of Mormon
citando partes de artigos de
John L. Sorenson, Glenn A Scott e Jay M. Osborn

Tradutor Elson Carlos Ferreira - Curitiba - Fevereiro/2007

Em 3 Néfi 6:8, Mórmon registra que "abriram-se muitas estradas e foram feitos muitos caminhos que iam de cidade a cidade e de terra a terra e de lugar a lugar".

John L.Sorenson escreveu: “Em anos recentes, centenas de milhas de estradas têm sido encontradas ao redor dos maiores centros populacionais por toda a Mesoamérica.


Estradas elevadas (o termo na linguagem maia era “sacbe”, que significa “estrada branca”) como esta ao lado de Labna, em Yucatan não eram primariamente para uso dos viajantes, mas eram rotas para procissões cerimoniais, apesar de que elas eram usadas para o transporte rotineiro nos lugares onde elas fossem disponíveis. A maioria, entretanto, eram trilhas bastante usadas e seguras para os carregadores humanos.” [John L. Sorenson, Images of Ancient America, p. 56]

 Glenn A. Scott em Voices from the Dust, (Vozes do Pó, p. 191) cita Bancroft1:

“Uma descoberta interessante foi feita sobre Coba-Yaxuna “sacbe”, uma antiga roda, um cilindro de pedra (agora partida em duas partes) de 28 polegadas de diâmetro e trinta e três pés de comprimento, pesando cinco toneladas. Esta “sacbe” tem sessenta e sete milhas de comprimento e uma média de trinta e três pés de largura. Na maioria de sua extensão ela tem de dois a três pés acima do solo. Onde ela atravessa "bajos" (baixios) o leito da estrada tem mais de oito pés de altura com laterais de pedras toscamente trabalhadas.”

Bancroft também escreveu, "ruínas de antigas estradas pavimentadas, ou calçadas, têm sido encontradas em várias partes do estado". Ele citou viajantes espanhóis, como Cogolludo, que disse:

“Em seu tempo foram vistos vestígios de calçadas que atravessavam todo o reino.”

Joy M. Osborn em The Book of Mormon - The Stick of Joseph, (O Livro de Mórmon, o pp. 149-151] cita Willard2, em The City of the Sacred Well (A Cidade do Poço Sagrado) Willard fala de suas antigas estradas de cimento: “A minuciosidade e boa engenharia de suas construções rivalizam as famosas estradas do Império Romano ou dos dias atuais.  As velhas estradas, cada uma delas descem a um leito pedregoso, e sobre esta sólida fundação foi construído um lastro de pedra calcária quebrada, com as pedras maiores no fundo. Enquanto a superfície da estrada era alcançada, pedras menores eram usadas e as fendas eram preenchidas. Em toda a superfície das estradas era feito um revestimento duro e liso de cimento calcário e por fim a terra branca finamente peneirada, conhecida como zac-cab.” (pp. 88-89)

REFERÊNCIAS:

1Bancroft, Hubert H. The Native races of the Pacific States (As Raças Nativas dos Estados do Pacífico, 5 Vols. San Francisco: The History Company, 1883-86)
2Willard, Jace.  "Hagoth's Trips to Acapulco: First Century B.C. Nephite Migrations to the Land Northward," in The Book of Mormon Archaeological Digest, Volume II, Issue II.  Orem: Book of Mormon Tours, 1999,    p. 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário