NOSSA MISSÃO

Divulga artigos de pesquisas científicas escritos por cientistas e pesquisadores SUD.s e não SUD.s, profissionais e amadores, a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”, uma das quatro obras padrão de “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

O Livro de Mórmon conta a história dos descendentes do povo de Leí, (profeta da casa de Manassés), que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação), desembarcando provavelmente em algum lugar da Mesoamérica (região que inclui o sul do México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente a região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México, onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local de assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus .

Este blog não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa. Todo conteúdo apresentado aqui representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ARQUEOLOGIA - Placas de Latão Com Gravações Descobertas no Porto de Néfi

George Potter
Nephi Project © Dezembro/2006 - www.nephiproject.com

Tradutor Elson Carlos Ferreira – Curitiba/Brasil – 2007


 Talvez a mais surpreendente e importante descoberta que fizemos durante nossa expedição a Oman em Setembro de 2006, tenha sido a de placas de latão (bronze) gravadas que haviam sido escavadas em local próximo do porto de Khor Rori. Richard Wellington e eu fomos os primeiros pesquisadores SUD que declararam que Néfi construiu seu navio no porto do incenso de Khor Rori.
(Ver Livro Lehi in the Wilderness.)

A descoberta destas placas possivelmente pode responder a questão que os estudiosos têm debatido há muito tempo: Como Néfi aprendeu a fazer placas de metal e fazer gravações nelas? O professor da BYU William R. Phillips sugeriu que Néfi “… pode ter aprendido (habilidades de metalurgia) através dos ferreiros de Dhofar [Khor Rori é o porto do incenso em Dhofar] ou com os viajantes indianos que passavam perto dos portos mercantis...” Recentemente escavei artefatos nas ruínas de Khor Rori, inclusive machados, pregos, facas e navalhas de aço, bem como pregos de bronze, moedas, um sino de bronze e pequenas placas de bronze que medem 8” X 4”).

Os estudiosos da BYU acreditam que as placas do Livro de Mórmon foram feitas de um cobre e liga de estanho, que constitui o bronze. Aprendemos em Oman que durante a primeira escavação no porto de Khor Rori no início da década de 1950, o arqueólogo americano Wendell Phillips escavou sete outras placas de bronze. As placas que Phillips descobriu tinham um texto gravado nelas. Quatro das placas de metal tinham uma inscrição talmúdica, enquanto que as outras três eram escritas numa linguagem Shahri do sul da Arábia, ainda por ser decifrada. ii Parece que quando Néfi chegou à Terra da Promissão, ele encontrou um suprimento suficiente de um metal até mais macio para gravar do que o ouro.

Durante nossa Expedição de Oman a Khor Rori, visitamos o Parque Arqueológico de Al-Balid, em Salalah. A placa de bronze que havia sido recentemente escavada nas ruínas de Khor Rori estava em exposição no museu do Parque.

Foi uma experiência fascinante mostrar que placas de bronze estavam sendo feitas onde Néfi construiu seu navio. Por que consideramos a pequena placa tão interessante? Só porque ela pode fornecer evidências de que Leí e Néfi ensinaram o evangelho ao povo em Khor Roril (D&C 33:7-8). Isto seria consistente com a minha teoria de que os Homens Sábios (chamados comumente de Reis Magos) vieram de Abundância, a região próxima de Khor Rori.

A figura é um cinzelamento, um tipo de arte que é feita martelando-se o desenho atrás de uma fina placa de metal, resultando num baixo relevo do desenho que aparece na frente da placa de metal. Observe os mantos que o homem está vestindo, o chapéu e a posição do braço direito (no quadro) e o braço esquerdo (inclinado para o cotovelo e projetando para frente).

Referências:

i Metals of the Book of Mormon i William R. Phillips. Provo, Utah: FARMS, 2000. Pp. 36-43 http://home.exetel.com.au/ wvduivenvoorde/WAMM-Report130.pdf

ii "Excavations and Restoration of the Complex of Khor Rori, Interim Report" (October 2000-April 2001), (Pisa: Universitá di Pisa, 2001), 12-15, 4

iii FARMS, “Copper, Bronze, and Brass,” (Provo, Utah: FARMS/BYU, 2000) p.na.
See http:// farms.byu.edu/display-print.php?table=jbms&id=226

iv Ali Shahri, Khor Rori historian, conversation with author 23September 2006.

Copyright © 1999-2002 Ancient America Foundation.