Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ARQUEOLOGIA - Panteão Mesoamericano

Dr. M. Wells Jakeman

Tradutor Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil

Por "Panteão Mesoamericano" queremos dizer todos os deuses em que acreditavam os antigos povos civilizados das regiões sul e central do México e norte da América Central.

O entendimento deste panteão é básico para a arqueologia mesoamericana porque a maioria dos mais altos traços culturais desta região é de caráter religioso, tal como a arquitetura dos templos, a arte simbólica, a arte hieroglífica (i.e. "sagrada"), a escrita, seu avançado sistema de calendário, um almanaque sagrado—todos indubitavelmente desenvolvidos pela classe sacerdotal dominante nas cidades-templo ou centros cerimoniais.

O estudo do panteão da Mesoamérica também é importante como teste para as afirmativas d'O Livro de Mórmon de que os primeiros povos civilizados desta região tinham uma religião bíblica.

Comparando as deidades do Livro de Mórmon com as divindades da Mesoamérica antiga, evidenciadas pelas primeiras crônicas e pela arqueologia, de fato descobrimos uma quantidade de correspondências.
A mais impressionante de todas está entre Yahweh ou Jeová, o Deus da Vida e da Chuva dos povos do Livro de Mórmon e Itzamna-Chac, das planícies Maias, ou Quetzalcoatl-Tlaloc (altiplanos centrais do México), Deus da Vida e da Chuva da antiga Mesoamérica, de acordo com as crônicas e com a arqueologia.

Dezoito diferentes aspectos de Yahweh ou Jehová são demonstrados, que são duplicados perfeitamente em Itzamna-Chac ou Quetzalcoaltl-Tlaloc. Isto nos leva a fazermos as seguintes conclusões:

 (1) Há muitas semelhanças para que elas sejam consideradas acidentais. Conseqüentemente, elas praticamente estabelecem a religião do Livro de Mórmon e o panteão como a primeira religião na Mesoamérica.

 (2) Evidências tiradas das crônicas e da arqueologia indicam a paganização do último período pós-Lamanita ou pós-Livro de Mórmon, apesar de que as deidades do Livro de Mórmon permaneceram supremas:

a. Aspectos do Deus Vivo foram personificados como deidades parcialmente separadas.
b. Alguns "ídolos" foram acrescentados, identificáveis com certos “deuses" do Oriente Médio e com os povos do Livro de Mórmon.

Copyright © 1999-2002 Ancient America Foundation. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário