Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

domingo, 27 de junho de 2010

GEOGRAFIA - Onde Ficam a Terra e a Cidade de Néfi?

Alan C. Miner
Step by Step in the Book of Mormon
(Passo a Passo no Livro de Mórmon)
Exploring the Land of the Book of Mormon
(Explorando a Terra do Livro de Mórmon),
de Joseph Allen
www.ancientamerica.org

Tradução Elson Carlos Ferreira - Curitiba/Brasil - 2002

“E meu povo quis dar ao lugar o nome de Néfi; portanto nós o chamamos Néfi”
(2Néfi 5:8)

De acordo com Joseph Allen, as ruínas de Kaminaljuyu, localizada onde atualmente fica a cidade da Guatemala, têm sido propostas como a localização da Cidade de Néfi e a Terra de Néfi. Algumas das razões para esse pensamento são as seguintes:


1. O último período formatido de Kaminaljuyu (quando uma significativa quantidade de construções ocorreu) está alistado entre 500 a 20 antes de Cristo, com uma estimativa de erro de + ou - 100 anos. Esta data (do último período formativo) coincide com o tempo da chegada de Néfi e seus seguidores na cena, até o fim da influência nefita.

2. Kaminaljuyu tinha um relacionamento mercantil e de viagens tal, que o Istmo de Tehuantepec (uma proposta localização para a "estreita faixa de terra") era de grande importância para eles.

3. O clima, a agricultura de base e as belas regiões montanhosas se comparam com as declarações encontradas no Livro de Mórmon.

4. Grande quantidade de Templos mostrando um alto grau de adoração, com aparente função de uso cerimonial e ritual, inclusive áreas remanescentes de sacrifício animal, relembram-nos de Néfi e seu templo.

5. Dr. John Sorenson, que propôs que Kaminaljuyu antigamente era a Cidade de Néfi, nota que por muitos séculos a área de Kaminaljuyu foi o centro cultural dominante em todo o altiplano da Guatemala, o mais importante local em várias centenas de milhas ao redor. As grandes dimensões (no mínimo uma milha quadrada) e construções impressionantes de Kaminaljuyu sublinham sua importância chave, bem como do seu vale. A terra de Néfi é mostrada no Livro de Mórmon como a mais importante entre suas vizinhas de mesmo grau. (Sorenson 85:141)

6. Como Michael Coe declara, e como citado acima, a elite do Vale de Kaminaljuyu possuía muita literatura durante este mesmo período. A elite provavelmente eram os mantenedores e guardiões dos registros Nefitas. Em todas as Américas, Kaminaljuyu foi o mais proeminente centro urbano que teve uma linguagem escrita apropriada durante os tempos Pré-clássicos médios, de 600 a 300 antes de Cristo.

7. O termo “Terra de Néfi” não somente se encaixa com a função de uma cidade, mas também de um Estado, bem como de um país. Apesar de que isso pode ser confuso, esta é a mesma estrutura existente hoje em dia. A Guatemala é a maior cidade localizada Guatemala (o Departamento ou Estado) que está localizado na Guatemala (o país).

8. O monumento de pedra chamado "Stela 10" encontrado nas ruínas de Kaminaljuyu pode ser a representação dos eventos da história concernente a Abinadi, Noé e Lími. Stela 10 pode se tornar tão familiar aos Santos dos Últimos Dias quanto Izapa Stela 5 (A Pedra da Árvore da Vida do sonhe de Leí).

9. Kaminaljuyu tem uma elevação de 4.800 pés acima do nível do mar e situa-se num platô rodeado por montanhas. Assim, ela se sobrepõe à proposta terra de Zaraenla em Chiapas, México.

Pode-se também descer ao vale através dessa montanha ao “norte” [Joseph Allen, Exploring the Lands of the Book of Mormon, p. 359].

 Copyright © 1999-2002 Ancient America Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário