Missão

Nossa missão é divulgar artigos de pesquisas científicas a respeito da arqueologia, antropologia, geografia, sociologia, cronologia, história, linguística, genética e outras ciências relacionadas à cultura de “O Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo”.

O Livro de Mórmon conta a verdadeira história dos descendentes do povo de Leí, profeta da casa de Manassés que saiu de Jerusalém no ano 600 a.C. (pouco antes do Cativeiro Babilônico) e viajou durante 8 anos pelo deserto da Arábia às margens do Mar Vermelho, até chegar na América (após 2 anos de navegação).

O desembarque provavelmente aconteceu na Mesoamérica (região que inclui o sul do México, a Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e parte de Costa Rica), mais precisamente na região vizinha à cidade de Izapa, no sul do México.

Esta é a região onde, presumem os estudiosos, tenha sido o local do assentamento da primeira povoação desses colonizadores hebreus.

Este "blog" não é patrocinado nem está ligado oficialmente a qualquer denominação religiosa.

Todo conteúdo apresentado representa a opinião e é de total e exclusiva responsabilidade de seus autores, que sempre estão devidamente identificados.

terça-feira, 29 de junho de 2010

ARQUEOLOGIA - El Mirador, a Maior Construção Clássica da Mesoamérica

Editor Ray T. Matheny
http://de-jerusalem-as-americas.blogspot.com.br/2010/06/el-mirador.html#more
http://farm3.staticflickr.com/2102/2266825959_d6a27ba533_o.jpg

Revisor V. Garth Norman
Editor Ray T. Matheny - New World Archaeological Foundation
Brigham Young University, Provo, 1980

Tradutor Elson C. Ferreira – Curitiba/Brasil

Os estudiosos das antiguidades americanas relacionadas à Mesoamérica como a região da história do Livro de Mórmon mais extensivamente registrada, devem estar intensamente interessados no projeto “El Mirador”.

Isolada na selva bem ao norte de El Petén, na Guatemala, esta antiga cidade oferece rara oportunidade para investigar antiga cidade Maia, onde se encontra a maior construção Clássica que, evidentemente, não foi soterrada pelas últimas ocupações Maias.

Testes iniciais revelam que mais de 65% das amostras de cerâmicas encontradas pertencem ao último período Pré-clássico (c.400 a.C-100 AD). Se essas amostras de cerâmica (que talvez tenham vindo de escavações de saqueadores), forem representativas da atual ocupação e não apenas de preenchimento estrutural, então, acredita o Dr. Matheny, El Mirador possa ser o maior sítio Pré-clássico (da época do Livro de Mórmon) de que se tem conhecimento na Mesoamérica. Peças de cerâmica encontradas no piso de uma sala na Estrutura 34 eram 100% do último período Pré-clássico.
Ray T. Matheny - Professor de antropologia na Brigham Young University (BYU). Serviu na United States Air Force durante a Segunda Guerra Mundial e passou esse tempo como prisioneiro de guerra dos alemães. Depois da guerra foi mecânico da Western Air Lines e então voltou ao serviço militar para servir na Guerra da Coréia. Aos 32 anos de idade, já casado e com quatro filhos, retomou seus estudos na BYU.
Alcançou seu grau de bacharéu em 1960 e PhD em antropologia na Universidade do Oregon em 1968. Envolveu-se em muitas expedições arqueológicas nas cidades maias. Tem estreitas relações com a New World Archaeology Foundation.[1]
Matheny também esteve envolvido em estudos arqueológicos do  sul dos Estados Unidos, Utah e  da Idade do Bronze de Israel. Editou um volume sobre arte na rocha da região montanhosa dos Estados Unidos.[2]
Em 2002 o governo de Campeche apresentou seu reconhecimento ao Dr. Matheny por suas contribuições na arqueologia maia.[3]
Matheny também tem conexões com o estabelecimento do BYU Field School, no sul do estado de Utah.[4]

Assim aparece um potencial para investigação de uma antiga cidade que data do período do Livro de Mórmon, quando os Nefitas, Mulequitas e outras culturas, se juntaram aos sobreviventes Jareditas, mesclados em pequenos grupos até se tornarem uma forte civilização que se espalhou muito além da “terra do sul” (sul da Mesoamérica?) no tempo de Cristo. Se o Rio Usumacinta for o Rio Sidon, como muitos estudiosos da geografia do Livro de Mórmon acreditam, então poderemos ter o privilégio de ver em El Mirador a descoberta de uma das “grandes cidades” dos Nefitas referidas na região de Zaraenla. (Helamã 7:22; 8:5, 6).

Ian James Alastair Graham descreveu o local após explorações feitas em 1967:

As estruturas de El Mirador são extremamente impressionantes, a despeito de suas condições uniformemente arruinadas. Elas certamente são as mais sólidas e as maiores na região dos Maias, e há grandes construções em maior número aqui do que em qualquer outro local que se conhece. O cume da Estrutura 1 está a 55 metros acima do platô sobre o qual se situa, apesar de que a construção que ela apoiava tenha desaparecido. Isto é 20% mais alto do que a subestrutura do Templo de Tikal IV. E se todo o edifício fosse reconhecido como um “templo” em vez de uma simples estrutura,... então este templo ocuparia uma área seis vezes maior do que o Templo de Tikal IV. (Archaeological Explorations in El Peten, Guatemala, p. 45. Middle American Research Institute, Publication 33. Tulane University: New Orleans, 1967.)

George E. Stuart da “National Geographic Society” acredita que "o capítulo chave na história do desenvolvimento Maia [e de toda a história do Livro de Mórmon também, podemos adicionar] certamente repousa entre os grandes montes de El Mirador [Com] mais de 200 montes e as ruínas de várias grandes pirâmides, o local pode ser o maior em toda a área Maia”. ("An Age of Splendor," Chapter 2 of The Mysterious Maya, por George E. and Gene S. Stuart. National Geographic Society, 1977.)

Graham encontrou dois fragmentos de escultura em El Mirador feitos em estilo anterior ao Clássico e Protoclássico de Kaminaljuyú, um local situado na costa do Pacífico, na Guatemala. Outras esculturas do mesmo estilo, feitas em pedra e estuque, foram encontradas pela equipe da BYU em suas estações de campo em 1980 e 1981.

Na opinião do revisor, estudos das esculturas em Izapa - e Izapa é outro raro local anterior ao período Pré-clássico e Protoclássico na costa do Pacífico – revela que o estilo de esculturas de Kaminaljuyú, melhor conhecido como estilo “Izapan”, pode representar a cultura Nefita-Mulequita em muitos contextos. A ideologia religiosa altamente desenvolvida que é expressa em algumas esculturas de Izapa está se provando ser extraordinariamente consistente com O Livro de Mórmon.

El Mirador - Galeria

Em Março de 2009, foi apresentado ao mundo pelo Dr. Richard Hansen um grande painel medindo 3 metros de altura e 4 metros de largura, que foi datado em aproximadamente 300 a.C. decorado com um lago que formava parte das obras hidráulicas da cidade. Esse painel representa os heróis gêmeos Hunahpú e Ixbalnqué, nadando e saindo de Xibalbá, com a cabeça de seu pai (O Deus do Milho) conforme o
Popol Vuh, relatou dezenove séculos mais tarde.

Em Março de 2009 foi revelado para o mundo pelo Dr. Richard Hansen um grande painel medindo 3 m de altura e 4 m de largura que foi datado em aproximadamente 300 aC, decorado com um lago que era partee do sistema hidráulico da cidade. Este painel apresenta os heróis gêmeos Hunahpú e Ixbalnqué, nadando para fora da cidade de Xibalbá, com a cabeça de seu pai (o Rei Milho) conforme foi relatado no Popol Vuh, 19 séculos mais tarde. http://www.authenticmaya.com/el_mirador_gallery.htm

O Complexo de La Danta

EL Mirador em 300 aC, El Tigreem primeiro plano, La Danta no horizonte, vistos de Los Monos.

El Tigre

Templo decorado no Complexo de Las Pavas, na base de Danta

Tôpo do Templo, La Danta

 La Danta

El Mirador Stela 2

La Danta, Máscara no tôpo do templo

La Danta

La Danta vista do Complexo de Los Monos

La Danta no segundo plano, vista do Complexo de Los Monos

 Complexo de La Danta incluindo o grupo de Las Pavas em frente

O tôpo de La Danta

Pequeno templo na primeira plataforma do Complexo de La Danta, Grupo de Pavas

La Danta

Trabalhando no sítio

Estrutura interna

Dr Hansen

O tôpo de El Tigre

Pântano em El Mirador

Pintura a carvão

El Tigre vista de La Danta

El Mirador Stela 2

El Mirador Stela 1

Mapa em 3D de
La Danta

Tôpo de La Danta

Estrutura 30, El Mirador

Proteção da Estrutura 34
 
Estrutura 34

Pote Pré-clássico (500 aC)

Estatuetas de El Mirador

Debulhador de milho

Vista panorâmica de El Tigre

Arqueólogos trabalhando em detalhes de estuque na Estrutura 34

Tôpo de La Danta

Prato estilo código
Estrutura 32
Cerâmica Pré-clássica

Cerâmica Pré-clássica

Parede em La Danta

Stela 11,Praça de La Danta, El Mirador

Vaso código Pré-clássico

Porção da Estrutura 34 em El Mirador

Estrutura 34
(todos os desenhos são de Rudledge)

O Complexo de La Danta,
El Mirador visto de Nakbe
(M. Reed, 2002)

Monumento 2 com texto
El Mirador ( 350 aC)
 
Complexo de El Tigre

Desenho de El Tigre

Nenhum comentário:

Postar um comentário